O sistema de mais-valia, explicado por Marx, é baseado na exploração do sistema capitalista, onde o trabalho e o produto produzido pelos trabalhadores é transformado em mercadoria com o intuito do lucro. Assim, os trabalhadores acabam recebendo um valor inferior que não condiz com o trabalho realizado.
Em resumo, o método de calcular a taxa de mais-valia é o seguinte: tomamos o valor total do produto e igualamos a zero o valor do capital constante que apenas reaparece nele. A soma de valor restante é o único produto de valor realmente produzido.
Explica que “a soma de dinheiro que o trabalhador recebe por seu trabalho diário, semanal etc. constitui a quantia de seu salário nominal, ou do seu salário estimado segundo o valor” (MARX, 2013, p.
“A produção de mais valia absoluta gira exclusivamente em torno da duração da jornada de trabalho; a produção da mais valia relativa revoluciona totalmente os processos técnicos de trabalho e as combinações sociais.'' (MARX, O Capital, Livro 1, Vol.
Já a mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho como medida de ampliação da margem de lucro do proprietário dos meios de produção, através de uma série de controles impostos aos operários, que incluem da mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até a cronometragem e ...
O lucro é um fim em si mesmo. Pode ser usado para manter a família do capitalista com conforto, para alcançar mais poder para o capitalista ou para ser reinvestido nas suas empresas, gerando, dessa forma, mais lucro.
A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. ... No sistema capitalista, com o afastamento do trabalhador de seu produto final, ele é incapacitado de medir o valor de seu trabalho, o que, de acordo com Marx, possibilita ao capitalista apropriar-se de parte desse valor.
O conceito de mais-valia insere-se na relação entre produção de mercadoria, valor de uso, valor de troca e o valor do trabalho aplicado na produção. Para exemplificar, suponhamos que um trabalhador trabalhe 10 dias para produzir 10 quilos de tecido.
Entre esses intelectuais, o filósofo alemão Karl Marx apontou que esse abismo socioeconômico poderia ser explicado pela teoria da mais-valia. Segundo esse pensador, a miséria se perpetuava no mundo capitalista mediante os baixos salários oferecidos aos operários como um todo.
Essa modalidade de “mais-valia” era reconhecida pelo pensamento econômico marxista como a “mais-valia absoluta”. Paralelo a esse tipo de exploração, ocorria a “mais-valia relativa”, instalada pelo processo de modernização tecnológico do ambiente fabril.
Para a teoria marxista, há duas maneiras de extrair mais valia. Uma das formas é por meio do prolongamento da jornada de trabalho, para além do tempo necessário para que o trabalhador produza as condições de sua subsistência, e da apropriação desse trabalho excedente pelo capitalista.
Qual a incidência principal do issqn?
Como ligar a TV Philco pelo celular?
Como proceder para mover um texto de lugar?
Quem é portador de espondilite anquilosante é considerado deficiente físico?
Como diagnosticar o câncer de pulmão?
O que fazer quando a pessoa está com raiva de você?
O que fazer quando a tireoide está baixa?
Como fala vampiro em espanhol?
Para que serve um gerador de onda quadrada?
Qual o significado da carta 8 no Tarot?
Como saber se a memória RAM é compatível com o processador?
Como comprar lá licencia de WinRAR?
Pode pintar em cima de textura?