A inteligência só pode se definir pelo seu processo. Ela é um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio, que caminha em direção a certas formas de equilíbrio final.
Estudos de psicólogos comprovam que as pessoas podem desenvolver a sua inteligência por meio de treinamentos e terapia. Por exemplo, um atleta, que treina diariamente suas habilidades corporais, com certeza é mais inteligente do que quem não pratica nunca.
A palavra “inteligência” tem a sua origem no latim, vem de INTELLEGENTIA, que significa “capacidade de entender”, de INTELLIGERE, formada por INTER-: “entre” e LEGERE: “escolher”. ... O verbo latino – LEGERE – também significa “ler”, pois a leitura é também uma escolha, é um juntar de letras, palavras e períodos.
O conceito exteligência foi criado pelo matemático francês Ian Stewart e pelo biólogo inglês Jack Cohen e lançado no livro Figments of Reality: The Evolution of the Curious Mind (Invenção da realidade: a evolução da mente curiosa), em 1997.
Do lat. intellectus, inter e lec = escolher entre, ou intus e lec = escolher dentro, como preferem outros - é a faculdade que tem o espírito de pensar, conceber, compreender.
A Inteligência Prática está ligada à constituição de uma ação ou de um uso repetido que resulta em um conhecimento ou em uma práxis. É o poder de conquistar aprendizado com as vivências, construindo aptidões funcionais.
São coisas que vêm tão rápido à mente quando se fala de inteligência quanto a imagem de um relógio se movendo ao pensarmos no tempo. Mas experimente gastar um ou dois minutos refletindo sobre o que há de comum entre essas habilidades.
Os cientistas continuam procurando a solução para o mecanismo da inteligência, a sutil interação entre potencial intelectual e o estímulo das capacidades. Por incrível que pareça, não se conseguiu ainda chegar a uma definição de inteligência.
Uma importante ruptura veio com o livro Inteligência Emocional, do psicólogo Daniel Goleman. Ele ressaltou que habilidades como regular os próprios sentimentos, compreender emoções alheias, ser capaz de trabalhar em grupo e sentir empatia pelos outros eram completamente ignoradas nos testes de QI.
Na infância, ele sobe para 40%. Na fase adulta, decola para 60%. E após a meia-idade pode chegar a 80%. Esses dados mostram que os genes responsáveis pela inteligência podem ser vistos como uma espécie de balde, e o aprendizado durante a vida como a água que enche o balde.
O que pode piorar a conjuntivite?
Como fazer um genograma no word?
Quais as vantagens de uma avaliação antropométrica?
Como citar no texto mais de 3 autores ABNT?
Quanto tempo dura o efeito do anti-inflamatório no corpo?
Quantos dígitos tem a senha do cartão de débito da Caixa?
Que tipo de chá é bom para soltar o intestino?
Quanto tempo leva para ver resultado na musculação?
Qual a doença do filme Fragmentado?
Quanto custa um bife de wagyu?