Como é feito o repente? O Repente na Cantoria de viola é desenvolvido por dois cantadores acompanhados por violas na afinação nordestina. Especialmente forte no nordeste brasileiro, é baseado no canto alternado que se dá em forma de improviso poético.
Seus personagens, chamados de repentistas ou cantadores improvisam versos sobre os mais variados assuntos, e andando pelas feiras e espaços populares se apresentam sozinho ou trocam versos com outro cantador, o chamado desafio.
O repentista deve formular cada uma de suas estrofes no momento da apresentação. Isso requer esmero com as rimas utilizadas, com a métrica da poesia e com a coerência aos temas cantados. "Quer dizer, não se trata de um improviso 'puro', mas da criação a partir de um acervo de influências e esquemas cognitivos”, diz.
Cumpriam a função social que depois viria a ser do rádio e da televisão. Sem dúvida, o cordel, como o repente e a cantiga de viola, contribuiu fundamentalmente para a popularidade de personalidades como Padre Cícero e Lampião.
Resposta: Repentista refere-se, em Portugal ou no Brasil, a um poeta popular, a um improvisador que, a partir de um mote, debita espontaneamente um poema em forma de repente. Os poetas repentistas inserem-se na tradição da literatura oral e da literatura de cordel de uma determinada região ou país.
Já o Repente é essencialmente oral, apresentando-se nas cantorias, com os cantadores ou violeiros exibindo, além do talento para criar versos, domínio da viola e dotes vocais. Também vem sendo difundido na Internet, em vídeos e em áudio. Não dá sossego à polícia".
Repente (conhecido também como Cantoria) é uma arte brasileira baseada no improviso cantado, alternado por dois cantores, daí o nome repente. ... Especialmente forte no nordeste brasileiro, é baseado no canto alternado que se dá em forma de improviso poético – a criação de versos "de repente".
O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes.
Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes. ... No improviso, o cantador guia-se por esses modelos estéticos, dentre os quais ressalto como o principal fundamento prático do repente o ritmo poético incorporado por esses poetas.
Consiste em uma estrofe de dez versos de sete sílabas, semelhante ao estilo da décima, isto é, seguindo o mesmo sistema das estrofes de dez linhas.
Porque João e Maria fugiram para floresta?
O que é o movimento na Educação Infantil?
Como canta a música ciranda Cirandinha?
Qual o objetivo da música os cinco patinhos?
Como acabar com a negatividade?
Como achar o Meio do Céu no Mapa Astral?
Como fazer propaganda de uma construtora?
Qual a capacidade de armazenamento do Kindle?
Como desenvolver a lateralidade dos alunos?
Como descobrir o azimute no Qgis?
Como podemos trabalhar a inclusão?
Como trabalha a musculatura que constitui o coração?
Onde colocar pontos de luz na sala?
Como saber o número de um PEC?
Como trabalhar o livro Tudo bem ser diferente?
Como saber de qual banco e um cartão de crédito?