É muito fácil preparar o chá de alecrim. Para isso, misture uma colher de sopa de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara de água fervente e deixe por dez minutos. Em seguida, filtre (se desejado) e o chá estará pronto para ser consumido.
1. Melhora a digestão. O chá de alecrim pode ser tomado logo a seguir o almoço ou o jantar, sendo útil para melhorar o processo digestivo, ajudando a combater a acidez e o excesso de gases. Dessa forma, diminui a distensão abdominal e a falta de apetite.
A planta medicinal é boa para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Uma solução natural para o reumatismo, que ajuda a aliviar as dores, é utilizar compressas de alecrim. Pode-se aplicar o alecrim in natura ou o óleo essencial.
A Anvisa apresenta a seguinte receita como orientação de preparo do alecrim por infusão:
O alecrim é rico em ácidos antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, o que ajuda a melhorar o sistema imunológico, prevenir infecções e melhorar a saúde da pele. Além disso, os antioxidantes também previnem alterações maléficas nas células, como as que desencadeiam problemas como câncer.
Chá de alecrim: a nossa última dica de chás para relaxar e auxiliar no sono é o que leva folhas de alecrim. Deve-se utilizar 10 gramas da folha para cada 200 ml de água quente, depois coar e consumir.
Combate tosse, gripe e asma; melhora a circulação sanguínea; auxilia o tratamento de dores reumáticas e contusões; ajuda na digestão; alivia cólicas menstruais; reduz gases intestinais; trata mau hálito, aftas, estomatites e gengivites; fortifica o couro cabeludo; por fim, combate o stress.
O Alecrim tem algumas propriedades medicinais e dentre elas melhora a circulação sanguínea e ajuda no controle da pressão arterial, reduzindo-a e não fazendo subir.
O louro é conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, o que pode reforçar a ação do alecrim. Dessa forma, basta separar 1 colher de cada erva (cerca de 30g de cada) e despejar 1 xícara de água fervente, deixando em infusão por cerca de 5 minutos. Basta coar e beber.
“O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo os casos de celulite. Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo e facilita a digestão”, adianta a nutricionista Anita Viecelli Konrath.
O limão é bastante conhecido por dar uma ajuda nas receitas para emagrecer. Isso, porque promete ter ação termogênica, o que pode reforçar o gasto calórico. Como o chá de alecrim tem ação diurética, combiná-lo com o limão pode otimizar esses efeitos.
Como o chá de alecrim tem ação diurética, combiná-lo com o limão pode otimizar esses efeitos. Para preparar a receita basta fazer a bebida normalmente, deixando-a em infusão e coando em seguida. Nesse momento, basta espremer o limão, na quantia aproximada de 1 limão (ou meio) para cada xícara.
O chá de alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. O consumo desse chá não substitui o uso de medicamentos indicados pelo médico e a realização de uma alimentação adequada, devendo ser ingerido como complemento do tratamento médico e nutricional. 7.
Como será o verão 2021 2022 em São Paulo?
O que é educação em saúde e a importância de promover esta educação?
Qual a cor do açúcar demerara?
O que é bom para melhorar a visão dos olhos?
O que é tarifa social de energia?
Em que acreditava Aristóteles?
Quais são as ferramentas de aprendizagem do Word?
Qual é o planeta que tem mais de uma lua?
Qual a diferença entre ITCD e ITCMD?
Qual a diferença do médico e do biomédico?
Qual temporada e O Casamento de April?