A partir do século XX, com a Revolução Técnico-Científica-Informacional e a consolidação do Capitalismo Financeiro, temos a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Isso acarretou na mudança da Divisão Internacional do Trabalho, que passou a ser conhecida também por Nova DIT.
A Divisão Territorial do Trabalho diz respeito às diferenças econômicas que se apresentam nas diversas regiões do mundo, e também entre cidades e estados de uma mesma nação. Ou seja, cada território, ou região, pode produzir determinado produto da cadeia e contribuir para o desenvolvimento da economia.
O campo fornece matéria prima para a cidade, como madeira e grãos, e a cidade fornece produtos industrializados para o campo.
A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é uma divisão produtiva em âmbito internacional. ... A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva global, já que cada país fica designado a produzir um determinado produto ou partes do mesmo, dependendo dos incentivos oferecidos em cada país.
O Tratado de Tordesilhas (1494) foi o primeiro responsável por uma divisão no território que hoje corresponde ao Brasil, na qual a porção leste ficou sob domínio de Portugal e a porção oeste pertencendo à Espanha.
Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.
O campo e a cidade possui interligação e um depende do outro. O campo é compreendido pela zona rural, formado por propriedades rurais como: fazendas, chácaras e sítios. A cidades é formada pela zona urbana onde vive atualmente a maioria das pessoas.
O processo da divisão territorial do trabalho acontece a nível mundial, onde também recebe o nome de Divisão Internacional do Trabalho (DIT). Essa realidade intensifica a circulação de mercadorias. No Brasil, cada região do país se especializou na produção e exportação de determinado produto.
Desta divisão, derivam outras, como a divisão sexual do trabalho, a divisão capitalista do trabalho, a divisão internacional do trabalho e, para o que nos interessa aqui, a divisão social do trabalho. Numa fase inicial das sociedades humanas, a divisão do trabalho era definida por critérios sexuais e de faixa etária.
Por fim, sob a égide do Capitalismo, a especialização produtiva ganha uma complexidade cada vez maior, até atingir os parâmetros da divisão internacional de trabalho. Nela, o trabalhador é um especialista e uma pequena parte do processo produtivo. Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos.
Uma característica essencial da divisão social do trabalho é a sua capacidade de aumentar a produtividade. Isso porque especialização aumenta a eficiência produtiva e permite a comercialização de produtos com maior qualidade e menor preço.
Como formalizar empréstimo entre pessoas físicas?
O que é preciso para ser um bom professor?
Como fazer uma frase exclamativa?
Como identificar um RG falsificado?
Como elaborar uma frase criativa?
O que foi o barroco no Brasil e em Portugal?
Como calcular massa molar e mol?
Como se faz a separação de sílabas poéticas?
Como formalizar o seu negócio?
Quais cores misturar para fazer amarelo canário?
Quem traduziu a Bíblia hebraica?
Que horas é a Via Sacra na Canção Nova?
Quem foi que libertou os escravos?
O que devemos fazer para ter um futuro feliz?