Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.
O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
Com o Novo Acordo Ortográfico tornou-se obrigatória a utilização do hífen após certos prefixos, sendo eles: ex, sem, além, aquém, recém. pós, pré e pró. Ou seja, toda vez que você utilizar esses prefixos para formar uma palavra, você precisa usar o hífen.
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
15 curiosidades que você vai gostar
Exemplos com hífen - segunda palavra começa com a mesma letramicro-organismo;micro-ondas;contra-ataque;contra-atacante;anti-inflamatório;sobre-exaltar;sobre-erguer;extra-amazônico;
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
1. Indica fora de, derivação, saída, separação, afastamento, apartamento, extracção , em palavras de várias categorias morfológicas (ex.: exterritorialidade). 2.
Pessoa que já foi presidente. Plural: ex-presidentes. Plural: ex-presidentes.
Significado de Ex
substantivo masculino e feminino Pessoa com quem se manteve um relacionamento amoroso ou afetivo: sou amiga do meu ex. [Popular] Pessoa que perdeu um cargo ou deixou de ser o que era: ex-chefe. [Gramática] Forma reduzida de ex-marido, ex-esposa, ex-namorada, ex-namorado.
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-diretor, com hífen.
Significado de Ex-marido
substantivo masculino Aquele que deixou de ser marido de alguém, que não está mais casado com essa pessoa; ex-cônjuge. [Gramática] Também usado na sua forma reduzida ex: fui casada, mas desde que me separei nunca mais estive com meu ex. Etimologia (origem da palavra ex-marido).
Cristina Elisabet Fernández de Kirchner (La Plata, 19 de fevereiro de 1953) é uma política e advogada, atual vice-presidente da Argentina desde 2019. Anteriormente, foi presidente da Argentina de 2007 até 2015 e senadora pelas províncias de Santa Cruz e Buenos Aires.
Michel Miguel Elias Temer Lulia.Dilma Vana Rousseff.Luiz Inácio Lula da Silva.Fernando Henrique Cardoso.
A abreviatura ¨Ex¨ significa destaque (exceção).
Vem de ex-, “fora”, com o Latim cedere, “ir, deslocar-se”. Ficou com o sentido de “ir além, partir à frente”. Podemos falar também em excitar, de ex-, mais citare, relacionado a ciere, “colocar em movimento, chamar, convidar, dar desejo”.
Pessoa que já teve com outra uma relação de namoro, em relação a esta última. Feminino: ex-namorada. Plural: ex-namorados. Feminino: ex-namorada.
A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: vice-diretor. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: vice-director. Grafia no Brasil: vice-diretor.
Feminino: diretora ou diretriz. Feminino: directora ou directriz . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: diretor.
Portanto, eu escrevo: ex-vice-director, considerando como segundo elemento director para vice- e vice-director para ex-. Esta é a lógica da obediência às normas. Note que Rebelo Gonçalves regista: ex-director-geral.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como vencer Giovanni Pokémon GO dezembro 2021?
Com quantos meses acaba a cólica do bebê?
O que significa tatuagem de caveira no mundo do crime?
Qual é o animal nativo do Brasil?
Como fazer um cavalo se acalmar?
Como saber os pontos vodafone por sms?
Quanto tempo demora para o siso Desinflamar?
O que pode ser refluxo constante?
Quem segurava o céu antes de Atlas?
Como funciona um detector de ouro?
O que entende por biodiversidade?