Sempre serão separados do segundo elemento por meio de hífen: a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.
O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
1. Indica fora de, derivação, saída, separação, afastamento, apartamento, extracção , em palavras de várias categorias morfológicas (ex.: exterritorialidade). 2.
Quando unido por hífen a um nome , indica que o nome indicado deixou de ser aquilo que era (ex.: ex-casal; ex-mulher) ou de exercer o cargo ou função que tinha (ex.: ex-presidente).
35 curiosidades que você vai gostar
I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.
A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
A abreviatura ¨Ex¨ significa destaque (exceção).
Vem de ex-, “fora”, com o Latim cedere, “ir, deslocar-se”. Ficou com o sentido de “ir além, partir à frente”. Podemos falar também em excitar, de ex-, mais citare, relacionado a ciere, “colocar em movimento, chamar, convidar, dar desejo”.
Pessoa que já teve com outra uma relação de namoro, em relação a esta última. Feminino: ex-namorada. Plural: ex-namorados. Feminino: ex-namorada.
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades...
Pessoa que já foi presidente. Plural: ex-presidentes. Plural: ex-presidentes.
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-diretor, com hífen.
hexa- |z| ou |gz|
Elemento designativo de seis (ex.: hexadáctilo).
Exprime a noção de exterior ou externo (ex.: exocrânio).
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
ex.Exu.êmex. ápex. exir. exil. Alex.hálex. guexa. flexo. extra. expor. exina. exido. exato. exame. esfex. emexo. durex. cúlex. códex. axexê anexa. abexi. Excel. Alexa.
Eis - advérbio e equivale a "aqui está, aqui tens, olha aqui". És - verbo SER, conjugado na 2ª pessoa do singular. Ex. : Tu és linda. Ex - pode equivaler a "exemplo" ou "antigo", quando vem antes dos nomes, ligado por hífen.
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
A palavra "se", quando empregada junto a verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar uma voz verbal.
A palavra se será pronome integrante do verbo quando aparecer junto de verbos pronominais, que são os que não se conjugam sem pronome. Por exemplo: suicidar-se, arrepender-se, queixar-se, zangar-se, ater-se, abster-se, etc. Além do pronome se, serão pronomes integrantes do verbo os pronomes me, te, nos, vos.
Como colocar o relógio na tela de bloqueio do Iphone?
Quais são as profissões que usam jaleco?
Quem tem 63 anos de idade nasceu em que ano?
O que é o diferencial de seleção?
Como se caracteriza uma exportação direta?
Quais são as principais características do Pré-modernismo?
O que é esquema Desadaptativo?
São aparelhos da ginástica artística?
Quais os sintomas de bactérias no intestino?
O que pode ser feito para preservar o meio ambiente?
Como ver minha conta no fortnite?
O que motivou a Guerra do Paraguai Brainly?
Por que a família real fugiu para o Brasil *?
Qual o local da Terra onde era o paraíso de Adão e Eva?