É preciso ensinar as crianças a ser senhores da sua própria palavra, o que é muito diferente de aprender a ler e escrever. A língua não é apenas um código, mas um processo de comunicação e recriação de ideias, que se dá em um determinado contexto e com um propósito”, diz.
As múltiplas linguagens é um processo de reconhecimento da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança, no qual cria e recria, usa sua imaginação e organiza o espaço a qual está inserida.
- Compreende algumas palavras familiares, por ex.: “mamãe, “papai”, “nenꔓ. - Compreende ordens simples, por ex.: "bate palmas" e dar "tchau". - Vocalizações mais precisas e melhor controladas quanto à altura tonal e à intensidade. Agrupa sons e sílabas repetidas a vontade.
Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Nesse sentido, é necessário planejar situações em que as crianças vivenciem as diversas linguagens: plástica, corporal, musical e verbal.
As múltiplas linguagens é um processo de reconhecimento da aprendizagem e do desenvolvimento integral da criança, no qual cria e recria, usa sua imaginação e organiza o espaço a qual está inserida.
Por fim, pautadas nas manifestações, interesses e necessidades das crianças, priorizamos quatro das múltiplas linguagens presentes no cotidiano da educação infantil, são elas, a linguagem oral, a contação de história, a linguagem audiovisual e a linguagem por meio das artes visuais (pintura, colagem, modelagem).
Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica e das observações em sala de aula do próprio pesquisador, investigando como se dá o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil, com base na teoria de alguns autores.
EDUCAÇÃO INFANTIL E LINGUAGEM: a importância da aquisição da linguagem na pré-escola Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação e licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, em cumprimento às exigências para obtenção do grau de licenciatura em pedagogia
Seu principal objetivo é a discussão da utilização das diferentes linguagens da criança (corporal, musical, plástica, oral e escrita), ajustadas às várias intenções e situações de comunicação.
Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e com eles os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendam, interpretem e representem a realidade.
Quanto tempo demora para atualizar o NIS?
Quais as consequências da degradação do solo?
Quantas vendas teve God of War?
Como deve ser o ato comunicativo jurídico?
O que é ser um professor facilitador?
Quantos quilômetros um carro anda com o tanque cheio?
Qual a diferença entre resenha e fichamento?
É possível em uma letra de câmbio protestar um sacado não aceitante?
O que significa o ponto de inflexão de uma função?
Qual a diferença entre sensor de presença ativo e passivo?
Qual a diferença entre a luz natural e a luz polarizada?
Quantos aviões caíram no Brasil em 2020?
Porque o bebê se mexe quando comemos doce?
O que foi o Plano Salte e qual a sua importância na sociedade brasileira?
O que não se deve comer quando tem ferritina alta?
O que acontece se tomar duas Loratadinas?
Quais os principais tecidos e quais as camadas formam as mucosas orais?