O DNA se duplica através de um processo chamado de replicação. Nele, há a ação de diversas enzimas, fazendo a dupla fita de DNA abrir e uma nova ser sintetizada. Ela é denominada semiconservativa por sempre manter uma fita da molécula anterior e sintetizar apenas uma.
Assim, a duplicação semiconservativa representa o fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA, em que uma das moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias, um dos filamentos de polinucleotídios, precedente da molécula mãe, produzindo uma nova cadeia complementar a que lhe serviu de molde.
Na replicação, a molécula de DNA será duplicada. As duas moléculas formadas serão constituídas por uma fita que pertencia à molécula original e uma fita recentemente sintetizada. Pelo fato de as novas moléculas serem constituídas por uma fita “antiga” e uma “nova”, esse processo é denominado semiconservativo.
A molécula de DNA é constituída por três substâncias químicas: Bases Nitrogenadas – Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G); Pentose – Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono; Fosfato – um radical de ácido fosfórico.
Replicação conservativa. Nesse modelo, a replicação do DNA resulta em uma molécula formada por duas fitas originais de DNA (idênticas à molécula original de DNA) e outra molécula formada por duas novas fitas (com exatamente a mesma sequência da molécula original).
Acesso em 03 de março de 2021. A duplicação do DNA é essencial para que as células-filhas tenham a quantidade adequada de material genético após a divisão celular. Na duplicação do DNA, uma das fitas de DNA serve como molde e, ao final, a nova fita será formada por uma fita parental e uma recém-sintetizada.
Para iniciar a duplicação da molécula, dá-se, primeiramente, o desemparelhamento e afastamento das duas cadeias, sob a ação de algumas enzimas. Em seguida, nucleotídios livres passam a organizar-se junto a cada uma das cadeias afastadas, emparelhando-se pelas bases nitrogenadas, segundo a regra adenina com timina e guanina com citosina.
Esquema simplificado da duplicação de um trecho de DNA, mostrando o emparelhamento das bases nitrogenadas e a ligação entre os nucleotídios.
A molécula de DNA é composta por duas cadeias de nucleotídios emparelhadas e enroladas entre si, formando a estrutura de dupla hélice. Algumas dessas seqüências de nucleotídios, às quais damos o nome de genes, são responsáveis pela síntese de proteínas e estão envolvidas na determinação das características de um indivíduo.
Como identificar vínculos externos no Excel?
Quais são os 5 principais sentimentos?
Como ver bloqueio de ramo esquerdo no ECG?
O que é falta de reciprocidade?
Quanto vale moedas de colecionador?
Como salvar logo com fundo transparente Photoshop?
Como salvar vídeo no WhatsApp Android?
Como recuperar um site na Wix?
Como salvar pacote no InDesign?
Como salvar um mix no YouTube?
Como salvar um vídeo do PowerPoint como MP4?
Como exportar vistas do Revit?
Como salvar projeto no SketchUp online?
Como salvar progresso no Scratch?
Qual a melhor qualidade para salvar uma imagem no Photoshop?
Como criar uma macro para ser usada por várias planilhas?