O soneto (do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som) é um poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo que as duas primeiras são constituídas por quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos.
Um soneto é uma obra curta criada para transmitir uma mensagem em seus catorze versos, divididos em dois quartetos (grupos de quatro versos) e dois tercetos (três versos), ou três quartetos e um dístico (dois versos).
Quando uma palavra termina em vogal e a seguinte começa com vogal, pode ser feita uma contração de sílabas. Neste caso, as duas sílabas serão contadas como apenas uma.
O soneto é uma forma poética amplamente usada durante séculos, desde suas origens medievais na Itália. Foi usada por grandes poetas e escritores universais, como Dante, Cervantes, Shakespeare, Quevedo, Góngora, Baudelaire, Camões e muitos outros, e ainda hoje continua vigente.
O último componente importante de um soneto é a sonoridade, isto é, onde estão as sílabas tônicas (ou fortes) de cada verso. Quando combinadas, essas sílabas fazem com que o soneto se pareça com uma suave canção. Quanto à sonoridade, os versos decassílabos classificam-se em dois tipos: heróicos e sáficos.
Variantes. O soneto duplo inclui um verso heptassílabo após cada verso ímpar dos quartetos, e outro depois do segundo de cada terceto, portanto o soneto tem 20 versos: 14 hendecassílabos e 6 heptassílabos. Cada verso heptassílabo rima com o anterior.
Qual tecla para limpar cache Chrome?
Para que serve uma fonte de notebook?
Qual o nome certo para a profissão de pedreiro?
Onde fica a pizzaria do Freddy?
Pode comer bolo de fubá na dieta?
Como calcular docinhos para festa?
É possível saber quanto tempo o tempo tem?
Qual é a cola mais forte do mundo?
O que acontece quando guardamos sentimentos?
Quem já teve sífilis pode pegar de novo?
O que uma pessoa que tem hipoglicemia pode comer?
Qual a importância do Sistema S para a sociedade?
Qual o banco mais valioso do Brasil?