Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica. Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
→ Divisão do esqueleto humano
- Esqueleto axial: composto pelos ossos do crânio, coluna vertebral, costelas e esterno; - Esqueleto apendicular: composto pelos ossos dos membros pélvicos e torácicos; - Esqueleto visceral: que se desenvolve no parênquima de determinadas vísceras como, por exemplo, o osso peniano do cão e o osso cardíaco bovino.
Esses diferentes tipos de ossos estão ligados uns aos outros por meio das articulações ósseas, que podem ser móveis, como as do joelho, ou fixas (não permitindo a movimentação), como as dos ossos do crânio.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas porções: o esqueleto axial e o apendicular.
O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular. Veja a seguir mais informações sobre essas duas porções do esqueleto.
Com certeza, para todos nós, ele é o esqueleto mais importante que existe. Para compreender como ele é e como funci Ao se falar em esqueleto, não podemos deixar de mencionar o do próprio corpo... PUBLICIDADE BATE-PAPO
Entre as principais funções desempenhadas pelo esqueleto, podemos citar: Suporte do organismo; Proteção dos órgãos internos e dos tecidos moles; Em conjunto com os músculos, garante a nossa movimentação; Apoio aos músculos esqueléticos; Depósito de sais minerais, principalmente fósforo e cálcio;
Na idade adulta, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos. Quando criança, esse número apresenta-se maior, uma vez que, durante o desenvolvimento, muitos ossos fundem-se. Estima-se que uma criança, ao nascer, apresente mais de 70 ossos que um adulto.