ASPECTOS MORFOLÓGICOS DAS ABELHAS Apis mellifera O corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome (Figura 1).
O corpo é segmentado e se divide em três partes: Cabeça, Tórax e Abdômen. É na cabeça, que está localizada a maioria dos órgãos sensoriais das abelhas: visão, olfato, tato, gosto e audição. Externamente, podemos destacar os seguintes órgãos: olhos simples, olhos compostos, antenas e aparelho bucal.
O sangue das abelhas é chamado he- molinfa e, diferentemente do dos ani- mais de sangue quente, é incolor e frio. As abelhas polinizam as plantas.
Visão Polarizada Quando uma abelha voa para o seu jardim, ela não vê o que vemos. As flores saltam brilham e têm faixas de aterrissagem com reflexos ultravioleta que mostram o caminho para o néctar. Elas enxergam as flores como se fosse um mosaico composto por milhares de pontos.
As duas antenas na região frontal mediana da cabeça capta cheiros(olfato), ouve sons e vibrações(audição) e tem função tátil, de sentir superfícies(tato) por exemplo.
Seu corpo, pequeno e duro, é coberto de pelos e tem, como todo inseto, seis patas. As abelhas têm duas asas, cinco olhos e partes da boca que atuam como uma longa língua. As fêmeas têm ferrão e podem picar, mas os machos, não.
Em Zoologia, denomina-se de hemolinfa o fluido corporal circulante do corpo dos animais invertebrados. Torna-se importante ressaltar que apesar da analogia com o sangue dos animais vertebrados, a hemolinfa pode não desempenhar as mesmas funções, principalmente por ter uma composição química e celular muito diferente.
Na maioria dos insetos, o "sangue" é incolor e chamado de hemolinfa. A circulação é do tipo lacunar ou aberta. O coração é dorsal e bombeia a hemolinfa para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ou hemocelas onde, lentamente, ocorrem as trocas (nutrientes por excretas) nos tecidos.
Isso quer dizer que há aqueles que se deslocam apenas em flores específicas, enquanto outros não fazem escolha alguma. Podemos dividir em três partes o corpo de uma abelha, quais sejam, cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça estão os órgãos sensoriais, assim como as glândulas mandibulares.
Cultuadas ao longo da história por diversas civilizações como símbolo de riqueza, trabalho ou de perseverança, pela forma como defendem seu território, as abelhas surgiram muito antes do homem, há mais de 100 milhões de anos.
Metamorfóse das Abelhas As Abelhas Mudam de Corpo: Durante seu ciclo vital, as abelhas passam por quatro etapas muito diferenciadas Ovo. Larva. Ninfa. Adulto. Assim como as borboletas, sofrem uma metamorfose: as larvas são muito diferentes dos adultos e seu corpo sofre mudanças muito importantes durante seu desenvolvimento.
Os órgãos de locomoção da abelha estão situados em seu tórax. Cada um dos três pares de pernas possui uma função. O primeiro par de pernas são forrados por pelos microscópicos que servem para limpar as antenas, os olhos, a língua e a mandíbula.
Como é a manchete no voleibol?
Como Treinar o Seu dragão 4 vai ter?
Como se faz Slime como se faz massinha?
Como se tornar uma boa revendedora Avon?
Qual será o resultado da multiplicação?
Como baixar o AnTuTu benchmark?
Como instalar caixa de ventilador de teto?
O que fazer quando cansar da rotina?
Como ocorreu a transição do mercantilismo para o capitalismo?
O que aconteceu com o filho de Santo Agostinho?
Porque os americanos jogaram a bomba em Hiroshima e Nagasaki?
Como foi a viagem de Cristóvão Colombo para América?
Como ocorreu o processo de urbanização na cidade de Osasco?
Como inserir número de páginas no Google Docs a partir da introdução?
Como se define a atual ordem mundial multipolar bipolar ou unipolar?