O do lado direito é o brônquio principal direito e o do lado esquerdo o brônquio principal esquerdo que, por sua vez, se dividem em brônquios lobares, segmentares e subsegmentares.
O brônquio principal direito é mais vertical, mais curto e mais largo do que o esquerdo. Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada hilo pulmonar. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares (secundários ou de segunda ordem).
Após entrar nos pulmões, cada brônquio principal divide-se em brônquios secundários ou lobares. O brônquio direito divide-se em três brônquios secundários, enquanto o esquerdo divide-se em dois. Os brônquios secundários também se ramificam, dando origem aos brônquios terciários ou segmentares.
Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, formadas por anéis de cartilagem hialina, semelhante à da traqueia. Além da cartilagem são compostos de tecido fibroso, glândulas e fibras musculares, que fazem com que se abram e fechem.
O corpo humano é dotado de dois brônquios, o esquerdo e o direito, localizados logo abaixo da parte inferior da traqueia, no meio do tórax.
O brônquio é uma estrutura tubular formada por cartilagem e tecido muscular. As cartilagens são importantes para evitar o colapso da estrutura e garantir que o ar flua de maneira adequada pelas vias aéreas. A porção extrapulmonar dos brônquios apresenta uma estrutura muito semelhante à da traqueia, possuindo apenas menor diâmetro.
Essas estruturas, também chamadas de brônquios primários, subdividem-se nos brônquios lobares (ou de segunda ordem). À direita, há três destes: superior, médio e inferior; e, à esquerda, somente o brônquio superior e o inferior. Dos brônquios lobares seguem os brônquios segmentares (ou de terceira ordem).
O brônquio direito se divide em três brônquios secundários, correspondentes cada um a cada lóbulo do pulmão direito. Dos três brônquios secundários nascem 10 segmentários ou terciários: 3 para o lóbulo superior. 2 para o lóbulo médio.
O brônquio principal direito é mais curto e largo do que o esquerdo e encontra-se mais verticalizado. O esquerdo é mais horizontal por causa do coração que se acomoda nessa região. A partir dos brônquios segmentares surgem novas ramificações chamadas bronquíolos , cujas paredes são constituídas de músculo liso e sem cartilagem.
É fácil ou difícil engravidar?
Qual é os alimentos industrializados?
O que o Plano Plurianual possui?
Como faço para dar baixa na carteira de trabalho?
Tem como engravidar em 1 semana?
Para que serve o pagamento do DAS MEI?
Que taxa efetiva bimestral corresponde à taxa nominal de 9% ao trimestre com capitalização mensal?
Quanto tempo devo tomar Morosil?
Como trabalhar a volta às aulas depois da pandemia?
Quais estratégias muitos professores usam para garantir que os alunos tenham contato com a leitura?
Como é a sua composição e estrutura do STJ?
Quando sente dor na nuca o que pode ser?
Qual o foro competente para o ajuizamento da demanda?
Qual é a cidade mais segura do Rio Grande do Sul?