De acordo com a norma, o único termo que deverá ser empregado é “senhor” ou “senhora”, tanto em documentos como em comunicação oral, independente de nível hierárquico, natureza do cargo, função ou ocasião.
Foi assim que descobri que, com o advento da Lei 12.830/13 (Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia), o pronome de tratamento adequado para se reportar ao Delegado de Polícia é o EXCELENTÍSSIMO (e EXCELÊNCIA).
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules. Para o Presidente da República usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado.
ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DE POLÍCIA (DISTRITO, BAIRRO, CIDADE e ESTADO) Requer a Vossa Senhoria que se digne conceder o registro de sua arma de fogo, abaixo discriminada, na conformidade do art.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
Quais as principais características da alvenaria estrutural?
Quanto custa 1 kg de mandioca descascada?
Como colocar transparência no Canva?
O que é correto se fazer após um longo e intenso treinamento?
Qual é o salário da Suzana Vieira?
Quais são os problemas ambientais globais?
Como faço para iniciar uma nova apresentação no PowerPoint?
O que quer dizer a expressão imagina?
Quais franquias dão mais lucro?
Quais são os tipos especiais de tecido conjuntivo?
Quais os sintomas antes da convulsão?
Quais os males que a água poluída pode provocar?