De acordo com a norma, o único termo que deverá ser empregado é “senhor” ou “senhora”, tanto em documentos como em comunicação oral, independente de nível hierárquico, natureza do cargo, função ou ocasião.
Foi assim que descobri que, com o advento da Lei 12.830/13 (Dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia), o pronome de tratamento adequado para se reportar ao Delegado de Polícia é o EXCELENTÍSSIMO (e EXCELÊNCIA).
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules. Para o Presidente da República usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado.
ILUSTRÍSSIMO SENHOR DELEGADO DE POLÍCIA (DISTRITO, BAIRRO, CIDADE e ESTADO) Requer a Vossa Senhoria que se digne conceder o registro de sua arma de fogo, abaixo discriminada, na conformidade do art.
O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
Como lavar calça social de poliéster?
Por que o Cabo Horn é perigoso?
Quais os sintomas da tireoide inflamada?
Quanto ganha ponto de coleta Kangu?
Porque deixar a massa descansar na geladeira?
O que é pavimentação na construção civil?
Qual exame de sangue detecta esquizofrenia?
Tem ponto na cirurgia de catarata?
Quando o pH da urina está alto?
Qual o valor do imposto sobre compra de imóvel?
Como é que se escreve Abaixo-assinado?
Qual a importância do lazer ativo?
Como deixar roupa encardida branca novamente?
Quais são os sintomas de reumatismo?
É verdade que leite ajuda a crescer?
Qual o peso de uma caixa de 1.000 litros cheia?
O que é dança contemporânea exemplos?