Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.
O ideal é sempre perguntar por quais nomes e pronomes a pessoa gostaria de ser chamada. No entanto, basicamente, você pode utilizar os pronomes “ele” e “dele” para indivíduos que se identificam como homens trans, e “elu” e “delu” para aqueles que se identificam como não binários.
Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".
Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.
Para falar com pessoas de gêneros não-binários , o guia recomenda o uso dos artigos x/ile/dile , ao invés de a/ela/dela ou o/ele/dele . “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte qual o seu nome verdadeiro ?.
41 curiosidades que você vai gostar
Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.
VII) Substituição dos pronomes possessivos “teu(s)” ou “tua(s)”, “seu(s)” ou “sua(s)” pelos pronomes não-binários “tu(s)” ou “tue(s)”, “su(s)” ou “sue(s)”.
São eles: meu, minha, meus, minhas, teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas, nosso, nossa, nossos, nossas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus, suas; Pronomes demonstrativos: indicam posicionamento, o lugar de um ser em relação a uma das três pessoas gramaticais.
Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.
As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.
Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.
Os chamados pronomes neutros, muito embora não sejam aceitos pela norma culta, são um fenômeno que tem o propósito de alterar o idioma para incluir todas as pessoas. Quem defende essa forma de se comunicar adota grafias que desprezam o “A” no gênero feminino e o “O” no gênero masculino.
O “Sistema Elu” pretende ser um conjunto de propostas sobre como referir-se, na língua portuguesa, às pessoas não-binárias ou cujo género é desconhecido ou indeterminado, assim como a grupos com diferentes géneros, sem recorrer ao uso do “masculino genérico”. Em outros contextos tal linguagem não é aplicável.
O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.
O termo, ainda pouco conhecido, é utilizado para denominar aqueles que não se classificam exclusivamente em nenhum dos gêneros binários - masculino ou feminino. "São pessoas que podem se sentir transitando entre os dois gêneros, sem necessariamente estar em um deles.
Quem criou a linguagem neutra
A primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa, através de uma autoridade institucional, foi o sueco. A palavra “Hen”, em sueco, pode ser usada para descrever qualquer pessoa, independente da sua identificação de sexo ou gênero.
O pronome neutro busca criar uma terceira opção para os pronomes, além do feminino e o masculino, exercendo um papel fundamental na luta das pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros, chamadas de não binárias, que se mostram invisibilizadas pela atual forma que os pronomes se apresentam na nossa língua.
Trata-se de um texto de autoria de Pri Bertucci, um autodenominado “artista social” que inventou, em 2014, por iniciativa própria, o pronome de gênero neutro “ile”.
[ Gramática ] Diz-se de ou género , existente em alguma línguas, de palavras que não indicam macho nem fêmea ou que não se consideram masculinas ou femininas (ex.: género neutro; na enunciação dos adjetivos latinos, primeiro vem o masculino, depois o feminino e por fim o neutro, como em neuter, neutra, neutrum).
Argumentos contrários à Linguagem Neutra
Outro ponto que recebe críticas são as mudanças de grafia com “x” ou “@”, que dificultam a leitura. Além disso, pessoas com deficiência visual que usam programas para ler textos seriam afetadas, pois os softwares não fazem a leitura de palavras escritas dessa forma.
Projeto de Lei quer proibir uso dos pronomes neutros nas escolas públicas e privadas, o que você acha? Na internet, todo mundo pode escrever e se comunicar da forma como preferir, seja através de gírias, abreviações e emojis.
De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.
Os 7 tipos de pronomesPronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ... Pronome Possessivo. ... Pronome Demonstrativo. ... Pronome de Tratamento. ... Pronome Indefinido. ... Pronome Relativo. ... Pronome Interrogativo.
Pra fazer é bem simples: escrever “ela/dela”, “ele/dele” ou “elu/delu” (pronome neutro) na bio de acordo com como preferem que te chamem. Por exemplo, nas minhas biografias tem “ele/dele”, o que quer dizer que você deve se referir a mim no masculino (“o que ele disse…”, “você é lindo”, etc).
Quais pedras são transparentes?
Qual o nome do som da cigarra?
Por que o cachorro do Cebolinha chama Floquinho?
Como se chama a habilidade de controlar a água?
Como que faz para ligar o jogo da velha?
O que significa ouvir o canto de uma coruja?
Quais os modelos de corte de cabelo curto?
Qual é a dança típica da festa junina?
Como chama o cara que faz drink?
Como chama churros na Espanha?
Qual é o nome WhatsApp em inglês?
Como é o som do aparelho auditivo?
Qual cor é mais clara A1 ou b1?
Quando Naruto Slugfest vai sair no Brasil?
Quais deles são transitivos e quais são Intransitivos?
Como que faz para jogar junto no PK XD?