1- Calcule a corrente do seu circuito elétrico; 2- Tenha a informação do fator de potência do seu circuito. 3- Inicie o dimensionamento com a ciência de que, de acordo com a NBR 5410:2004, circuitos de iluminação podem ser no mínimo de 1,5mm² e circuitos de tomada 2,5mm². 4- Consulte a tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.
Deve ser previsto pelo menos um circuito para cada 60m² ou fração da residência.
A NBR 5410 não determina quantos quadros devem existir nas instalações elétricas. “Mas, para se chegar à quantidade ideal, o melhor é sempre ter bom senso, já que o número de quadros é geralmente determinado pela área atendida pela instalação e pela potência das cargas a serem alimentadas”, afirma Moreno.
Cálculo da corrente dos circuitos terminais
Obedecendo aos critérios estabelecidos pela norma NBR 5410 na Residência-modelo, o projeto deve possuir, no mínimo, quatro circuitos terminais: – um para iluminação; – um para os pontos de tomada; – dois para os circuitos independentes (chuveiro e torneira elétrica).
45 curiosidades que você vai gostar
Divida a potência total do circuito pela tensão que este irá trabalhar. Exemplo : Um aquecedor de 3500W ligado a uma tomada de 127V, pegamos 3500 e dividimos por 127 o que dará uma corrente de aproximadamente 28A. então o disjuntor ideal para este circuito será um de 32A.
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
O ideal é um disjuntor pra cada circuito, pois o disjuntor protege o cabo; ex cabo 4mm2 suporta 28A mas se você tira um ramal ("uma perna") dele com cabo 2,5 e não coloca um disjuntor, este não será protegido podendo até pegar fogo se a corrente exceder a sua capacidade que é menor que a do cabo principal de 4mm2.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.
Com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 30 lâmpadas em um disjuntor que tenha 15 amperes. Também com base em uma lâmpada de 50 watts, você poderá colocar o número de até 40 lâmpadas em um disjuntor que tenha 20 amperes.
Calculando o disjuntor geral
O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V.
Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.
As tomadas residenciais são projetadas para suportar até 10 amperes, portanto a soma das correntes (amperes) dos aparelhos ligados a ela não pode ultrapassar este valor.
Podemos ainda concluir considerando este item que os circuitos mistos ou não dedicados não devem ultrapassar potências de 1200W em tensão de 127V (1200W de forma a arrendondar o circuito) e 2200W em tensão de 220V.
Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer. Então, deve ser usado em média Disjutor de 25A.
TUG (Tomada de Uso Geral)
Para instalar tomadas com circuito monofásico de uso geral use fios de 2,5 mm2 e de preferência disjuntores de 10 A, pois as tomadas são fabricadas para suportar até esta amperagem.
O que vai determinar quantos Amperes você pode puxar da tomada é (basicamente) a bitola do fio e a capacidade do Fusível (ou Disjuntor) da instalação. Isso de o seu computador desligar antes não está relacionado com a quantidade de aparelhos ligados na mesma tomada.
Some as potências e encontre a corrente geral do disjuntor geral. Agora que você tem as potências de cada circuito, considerando sua utilização, some todas elas! Na sequência, basta inverter os termos da fórmula do cálculo de potência e encontrar a corrente geral: I = P/V.
Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².
Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.
Porque o planeta Krypton foi destruído?
Como ler o projeto de uma escada?
Qual o poder que opera em nós?
O que é um plástico biodegradável como eles devem ser descartados?
Como o plano inclinado pode facilitar as nossas tarefas diárias?
Qual melhor forma de lavar couve-flor?
Quais são os processos que aportam oxigênio a água de mar?
Como iniciar conversa Instagram?
Porque o planeta do Superman explodiu?
Quais são as possibilidades de uso de podcast na Educação?
Quais são os principais componentes da atmosfera?
Como plástico biodegradável é produzido?
Como é o mercado de trabalho para nutricionista?
Como entender as coordenadas do xadrez?
Como declarar no imposto de renda valores recebidos de ação judicial?
Como analisar um código fonte?