Ouça em voz altaPausarResposta: Durante a segunda metade do século XX, a região Norte foi integrada ao restante do país através de projetos desenvolvimentistas. ... A ocupação militar se fundamentou em políticas desenvolvimentistas de caráter nacionalista (“integrar para não entregar”) e soberania (ocupação de áreas de fronteiras).
Ouça em voz altaPausarA partir da década de 1950, o governo iniciou uma política de integração da região Norte ao território nacional, inicialmente visando a impedir a invasão estrangeira e a perda de soberania do território. ... Segundo o Censo de 2000, cerca de 70% da população da região vive no meio urbano.
Ouça em voz altaPausarA região Norte foi ocupada pelos colonizadores europeus de forma precária e fundamentada no extrativismo. ... Neste período, a exploração da região se consolidou pelo extrativismo de madeira, sementes oleaginosas e corantes, com destaque para a exploração do pau-brasil.
Ouça em voz altaPausarTemendo uma possível internacionalização da floresta, os militares promoveram diversas obras de infraestrutura para integrar a Amazônia ao restante do país, a principal delas foi a Transamazônica.
Ouça em voz altaPausarNa década de 1950, o governo brasileiro começou a tomar algumas medidas para integrar a Amazônia ao restante do país, a estratégia governamental foi a criação de grandes projetos de integração. ... Entre as regiões brasileiras, a Região Norte é a que possui a maior população indígena.
Ouça em voz altaPausarJá o processo de integração diz respeito aos processos de estabelecimento institucional do estado brasileiro na Amazônia, de construção e infraestrutura de conexão com as demais regiões, e da afirmação de uma relação de subalternidade e dependência comercial e econômica que se desenrolam a partir da segunda metade do ...
Durante a segunda metade do século XX, a região Norte foi integrada ao restante do país através de projetos desenvolvimentistas. Desde o período correspondente à colonização europeia, a região Norte representa uma área de vazio demográfico, a princípio pelos seus aspectos naturais que sempre dificultaram a sua ocupação mais intensiva.
A região Norte foi ocupada pelos colonizadores europeus de forma precária e fundamentada no extrativismo. A região Norte do Brasil tem como principal característica a presença da Amazônia, com sua combinação de floresta, rios caudalosos e grande biodiversidade, o que a torna uma área única em todo o planeta.
A região Norte abriga uma imensa riqueza natural, porém em nível de desenvolvimento industrial e econômico está entre as de menor expressão no cenário nacional. Antes da década de 1960, a região praticamente não possuía indústrias, mas após esse período houve uma significativa ascensão do setor.
Os primeiros habitantes da Região Norte, como no resto do Brasil, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias, do período pré-colombiano até a chegada dos europeus. Os espanhóis, entre eles Francisco de Orellana, organizaram expedições exploradoras pelo rio Amazonas para conhecer a região.
É verdade que Aleluia vira cupim?
Onde fica o Museu do Futebol do nosso país?
Como dar Spawn point no Terraria?
Qual a perspectiva de Dewey para a formação dos professores?
Para que serve o controle de tração da EcoSport?
Quais são as principais criptomoedas?
Qual é a melhor isca para pescar tilápia?
Como é o procedimento da desconsideração da personalidade jurídica?
Para que serve colocar uma bacia com água no quarto?
Quais são os tipos de defesa do réu?
Quais nomes de pessoas que são amaldiçoado?
Como se formou a civilização romana?
Onde está escrito Não ameis o mundo?
Quem tem parada cardíaca sente dor?
O que é pena de multa pecuniária?