Em 1769 o navegador Britânico Capitão James Cook anunciou o começo da colonização Européia na Nova Zelândia. Ele navegou e mapeou ao redor das Ilhas Norte e Sul, dando as baías e pontos de referência nomes que continuam sendo usados até hoje. Depois de 1790, Europeus vieram para montar estações de baleia.
Embora o primeiro europeu a ver o país tenha sido um holandês, foram os britânicos que colonizaram a Nova Zelândia.
Embora tenha deixado de ser colônia, só começou a desenvolver uma política externa independente 40 anos depois. Em 1931, a Nova Zelândia tornou-se domínio independente, apesar de somente em 1947 ter optado por ratificar formalmente o Estatuto de Westminster (legislação sobre o status dos domínios britânicos).
A Nova Zelândia é um país formado por duas grandes ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul, que são separadas pelo estreito de Cook. ... Cortada por uma cadeia montanhosa, os Alpes do Sul, a Ilha do Sul é chamada pela população nativa de Aotearoa (terra da longa nuvem branca).
Na região dos Países Baixos, na Europa. Na verdade, esta ilha dinamarquesa, datada de 1300, não leva o “velha” na frente, mas chama-se Zelândia. ... Quando os exploradores aportaram no novo continente, denominaram as duas maiores ilhas como “Nieuw Holland” e “Nieuw Zeeland” (em holandês), em homenagem à terra natal.
Em 1642, o navegante holandês Abel Tasman foi o primeiro europeu a avistar as ilhas, chegando a realizar um esboço das costas ocidentais das duas ilhas principais. O capitão inglês James Cook explora todo o litoral do país em meio às suas três viagens ao Pacífico Sul a partir de 1769.
Reino Unido foi o país que colonizou Austrália e nova Zelândia.
Os dois países possuem estilos de vida semelhante, compartilham a herança cultural da colonização britânica e a localização geográfica. ... A primeira delas é a geografia: enquanto a Austrália tem um interior desértico e seco, a Nova Zelândia é uma terra “compacta”, cheia de lagos e terras férteis.
A virada do século traz amplas reformas sociais que serão a base da versão neozelandesa de estado de bem-estar social. A Nova Zelândia foi declarada um domínio da coroa britânica por meio de uma proclamação real, em 1907.
As ilhas da Nova Zelândia foram descobertas pelo navegante holandês Abel Janszoon Tasman, que avistou a costa de Westland em dezembro de 1642. Sua tentativa de desembarque desencadeou um confronto com uma tribo da ilha do Sul no qual morreram vários de seus homens.
O governo constitucional é estabelecido na década de 1850 e os maori ganham o direito a cadeiras no parlamento neozelandês em 1867. A pecuária começa a se expandir, e os fundamentos da economia moderna tomam forma na Nova Zelândia. A virada do século traz amplas reformas sociais que serão a base da versão neozelandesa de estado de bem-estar social.
Povos de ascendência polinésia já habitavam a atual Nova Zelândia cerca de 1000 anos antes da chegada dos maori, e posteriormente, dos europeus. Em 1642, o navegante holandês Abel Tasman foi o primeiro europeu a avistar as ilhas, chegando a realizar um esboço das costas ocidentais das duas ilhas principais.