A colonização de Goiás teve seu início com a mineração de ouro no século XVIII. Porém, quase todo o ouro retirado daqui, como veremos, era transformado em impostos e levado em navios para Portugal.
Antes da colonização do Brasil, a região onde atualmente está situado o estado de Goiás, era povoada predominantemente pelos índios Avás-canoeiros (Tronco Linguístico: Tupi-Guarani) e Tapuias.
De acordo com a história, Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como o Anhanguera, foi o primeiro bandeirante a ocupar Goiás. Entretanto, o Estado era conhecido e fazia parte da rota dos Bandeirantes já no primeiro século da colonização do Brasil.
Aos tempos do descobrimento do Brasil pelos portugueses, a região do atual estado de Goiás era habitada pelos índios Avás-canoeiros, tupi-guaranis e tapuias. A ocupação do território goiano teve início com Catarina Silva e as expedições de aventureiros (bandeirantes) provenientes da Capitania de São Paulo.
As principais dificuldades na ocupação do Goiás eram: o desconhecimento do ambiente do Goiás, os ataques indígenas e a desconfiança da Coroa Portuguesa.
A história de Goiás se inicia no fim do século XVI, quando as explorações portuguesas não mais se limitaram à região do litoral. A caça ao índio, a busca por riquezas minerais e a evangelização foram os principais responsáveis pela exploração do centro-oeste.
A economia de Goiás está baseada na produção agrícola, na pecuária, no comércio e nas indústrias de mineração, alimentícia, de confecções, mobiliária, metalurgia e madeireira. Agropecuária é a atividade mais explorada no estado.
Símbolo oficial do Estado de Goiás, a bandeira foi instituída pela Lei nº 650 de 30 de julho de 1919, e criada pelo goiano Joaquim Bonifácio de Siqueira. É composta por oito listras horizontais, alternadas nas cores verde e amarelo. O verde representa as matas e o amarelo as riquezas minerais.
José Vasconcelos, governador da Capitania de Goiás.
Goiás é um dos estados brasileiros que integram a região Centro-Oeste do país. Faz divisa com o Distrito Federal e outras cinco unidades federativas. O estado conta atualmente com 7,1 milhões de habitantes, sendo sua capital, Goiânia, o município mais populoso.
As origens históricas de Goiás estão diretamente ligadas à corrida do ouro empreendida pelos bandeirantes paulistas, em razão da qual o território goiano é esquadrinhado ao longo do século XVIII. 6.2 Violência contra a mulher em Goiás (1970-1981).
Em seguida, buscou-se analisar os reflexos da política do período colonial sobre os povos indígenas situados em Goiás, a exemplo do uso dos índios como cativos e a sua posição dentro do projeto colonialista.
Para isto, a pesquisa investigou como os territórios que fizeram parte das capitanias de Goiás e Mato Grosso, localizados dentro dos limites espanhóis definidos no Tratado de Tordesilhas, foram colonizados e incorporados por Portugal.
Em 1744, a região onde hoje se encontra o estado de Goiás, antes pertencente ao estado de São Paulo, foi separado e elevado à categoria de província.
Qual a importância do movimento corporal na prática pedagógica?
Quem é o guarda noturno em FNaF?
Quanto maior o Ciclo Financeiro?
Quais são os materiais condutores?
Qual exercício causa dor no joelho?
Como identificar números racionais?
É possível a administração pública terceirizar Atividade-fim?
Qual o valor de uma unidade de milhar?
Qual é a única medida de tendência central que admite mais de um valor?
Qual o nome do sistema de saúde da Nova Zelândia?
Quais as influências históricas na administração?
Qual a principal vantagem e desvantagem de um compressor de parafuso?