As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).
O pH é definido como potencial hidrogeniônico, que é uma escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica.
O pH de uma solução pode ser medido de duas formas: através de pHmetros ou papéis indicadores de pH. O pHmetro é o mais preciso dentre as alternativas. Utilizando um eletrodo que deve ser mergulhado na solução que se deseja medir, é possível verificar a tensão gerada e convertê-la em uma escala de pH.
Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.
O pH de uma solução é o cologarítimo decimal de base dez, conforme expresso abaixo:
Para medirmos o pH de uma substância com precisão, utilizamos o peagâmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência – a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
O valor de pH de um solo pode ser modificado através do uso de substâncias alcalinas como o calcário, por exemplo. O aparelho que permite medir o pH de solos é denominado de phmetro, é ele que faz a leitura das características ácidas ou básicas.
Escala de pH Ela mede a acidez e basicidade de uma solução. Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).
Para realizar os cálculos envolvendo o pH de uma solução, podemos utilizar a seguinte equação logarítmica: IMPORTANTE: Nos cálculos envolvendo o pH de uma solução, sempre utilizamos logaritmo de base 10. * Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
A equação que determina o pH de uma solução é a seguinte: pH = -log[H 3 O+]. Essa equação pode ser encontrada algumas vezes na forma pH = -log[H+] (as duas representam o mesmo). Não é necessário ter um conhecimento profundo sobre logaritmos negativos para poder calcular o pH.
Esses valores podem ser medidos de forma precisa por meio de um aparelho chamado peagômetro, como o mostrado abaixo: Peagômetro usado para medir o pH de soluções. Muitas vezes, em laboratórios, para determinar o pH de soluções de um modo não tão preciso, utilizam-se indicadores ácido-bases.
De posse do valor de pH é possível descobrir o correspondente na escala de pOH, apenas fazendo uma subtração. Uma molécula de água tem a capacidade de se ionizar conforme a equação: Temos aqui um equilíbrio iônico, pois o processo é reversível e os íons também podem se unir e formar novamente uma molécula de água.