As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3).
O pH é definido como potencial hidrogeniônico, que é uma escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica.
O pH de uma solução pode ser medido de duas formas: através de pHmetros ou papéis indicadores de pH. O pHmetro é o mais preciso dentre as alternativas. Utilizando um eletrodo que deve ser mergulhado na solução que se deseja medir, é possível verificar a tensão gerada e convertê-la em uma escala de pH.
Os valores de pH variam de 0 a 14, valores abaixo de 0 e acima de 14 são possíveis, porém muito raros e não podem ser medidos com as sondas normais. As substâncias que possuem valores de pH 0 a 7, são consideradas ácidas, valores em torno de 7 são neutras e valores acima de 7 são denominadas básicas ou alcalinas.
O pH de uma solução é o cologarítimo decimal de base dez, conforme expresso abaixo:
Para medirmos o pH de uma substância com precisão, utilizamos o peagâmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência – a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
O valor de pH de um solo pode ser modificado através do uso de substâncias alcalinas como o calcário, por exemplo. O aparelho que permite medir o pH de solos é denominado de phmetro, é ele que faz a leitura das características ácidas ou básicas.
Escala de pH Ela mede a acidez e basicidade de uma solução. Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).
Para realizar os cálculos envolvendo o pH de uma solução, podemos utilizar a seguinte equação logarítmica: IMPORTANTE: Nos cálculos envolvendo o pH de uma solução, sempre utilizamos logaritmo de base 10. * Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
A equação que determina o pH de uma solução é a seguinte: pH = -log[H 3 O+]. Essa equação pode ser encontrada algumas vezes na forma pH = -log[H+] (as duas representam o mesmo). Não é necessário ter um conhecimento profundo sobre logaritmos negativos para poder calcular o pH.
Esses valores podem ser medidos de forma precisa por meio de um aparelho chamado peagômetro, como o mostrado abaixo: Peagômetro usado para medir o pH de soluções. Muitas vezes, em laboratórios, para determinar o pH de soluções de um modo não tão preciso, utilizam-se indicadores ácido-bases.
De posse do valor de pH é possível descobrir o correspondente na escala de pOH, apenas fazendo uma subtração. Uma molécula de água tem a capacidade de se ionizar conforme a equação: Temos aqui um equilíbrio iônico, pois o processo é reversível e os íons também podem se unir e formar novamente uma molécula de água.
Onde colocar água churrasqueira elétrica?
Pode usar clara de ovo todo dia no rosto?
Como tirar rugas com clara de ovo?
Pode tomar chá de casca de aroeira?
Como usar uma escala na música?
Como usar a energia dos desenhos sagrados?
Quais os efeitos colaterais da erva de São João?
O que significa se sentir útil?
Como usar o entretela Termocolante?
O que precisa para ser um marceneiro?
Como usar citronela para limpeza?
O que é necessário para fazer um cover?
O que é preciso para se tornar um blogueiro?
Como funciona a centrifugação da máquina de lavar?
O que precisa para ser um testador de jogos?
Que dicas ou conselhos você daria para quem deseja se tornar um bom líder?