A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.
O movimento de independência começou na América no século XVIII. Nesta ocasião, as Treze Colônias, que eram de propriedade da Inglaterra, se manifestaram contra as cobranças cada vez mais intensas feitas por sua metrópole. A coroa inglesa implementou uma série de impostos que exigia muito dos colonos.
Consequências da Independência da América Espanhola A fragmentação de territórios deu origem a nações completamente novas. No entanto, a consequência mais emblemática foi o enfraquecimento da Espanha como potência mundial.
Além disso, o processo da independência dos países da América Latina ocorreu geralmente em um clima político e intelectual que emergiu da Idade do Iluminismo e que influenciou todas as chamadas Revoluções do Atlântico, incluindo as revoluções anteriores nos Estados Unidos e França.
A Independência dos Estados Unidos, ou Revolução Americana, consolidou o país como uma República Federalista e dentre suas consequências: ... França e Espanha recuperaram territórios americanos que haviam perdido; Permitiu a divisão interna do território americano, que levaria anos mais tarde à Guerra Civil.
As independências das colônias da América Espanhola ocorrem no século XVIII quando as ideias como liberalismo e autonomia começavam a conquistar as elites criollas. Além disso, podemos citar como causas: A influência da Independência dos EUA; O desejo de substituir o pacto colonial pelo livre comércio;
No entanto, Estados Unidos e Inglaterra se opuseram a esse projeto, que ameaçava seus interesses econômicos no continente. Com isso, a América Latina acabou mantendo-se fragmentada. O desfecho do processo de independência, no entanto, não significou a radical transformação da situação socioeconômica vivida pelas populações latino-americanas.
A Revolução Francesa também se tornou um marco no processo de independência da América espanhola por vários fatores. Primeiro, por divulgar a liberdade, a igualdade, o constitucionalismo, o republicanismo, ideais fundamentais nos discursos dos líderes criollos.
Por meio de várias revoltas emancipacionistas, que abrangeram o período de 18, diversas áreas da América espanhola foram conquistando sua independência política. Na América do Sul, as lutas pela independência contaram com a liderança de homens como José San Martín e Simón Bolívar.
Como responder atividade pelo Google sala de aula?
Qual exame para saber se tem pedra na vesícula?
Quanto tempo leva para a cocaina sair do sangue?
Qual os países que falam inglês?
Qual a média de consumo da EcoSport 1.6 2013?
Qual é a parte do corpo que não cresce?
Quanto tempo pro botox fazer efeito?
Qual é a diferença da agricultura?
Quem é o melhor sniper do mundo?
Quanto custa um gato chartreux?
Quem tem precatório para receber?
Como transformar um char em int C++?