Código Genético: Códons e Aminoácidos Existe uma correspondência entre a sequência de bases nitrogenadas, que compõem o códon do RNAm, e os aminoácidos a ele associados que se denomina código genético.
As quatro bases nitrogenadas do mRNA combinam-se, três a três, formando 64 códons que correspondem a apenas 20 aminoácidos. Dois ou mais códons podem codificar um mesmo aminoácido, por isso costuma-se dizer que o código genético é degenerado. Existem também alguns códons que não correspondem a aminoácido nenhum.
Degenerado/Redundância: são quatro bases nitrogenadas que compõem o DNA e o RNA. Elas se dispõem em trincas, formando os códons. Assim, são 64 códons diferentes que correspondem aos vinte aminoácidos que compõem as proteínas. Portanto, mais de um códon corresponde ao mesmo aminoácido.
b) cada RNA transportador possui, em determinada região de sua molécula, uma trinca de bases denominada códon.
TRIPLET ou TRINCA - Série de 3 nucleotídeos sucessivos no DNA ou RNA, que codifica um aminoácido.
Sabemos que o código genético nada mais é do que a relação entre as trincas de bases encontradas no RNA mensageiro e os aminoácidos sintetizados. Existem 64 trincas diferentes (códons), que sintetizam apenas 20 aminoácidos.
As quatro bases nitrogenadas do RNAm combinam-se, três a três, formando 64 códons que correspondem a apenas 20 aminoácidos. Dois ou mais códons podem estar relacionados a um aminoácido, assim como alguns não correspondem a aminoácido nenhum. Neste último caso, são códons que determinam o término do processo de tradução.
Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
Nem toda molécula de DNA contém genes,há algumas que não tem as informações para a transcrição gênica, são DNA não-codificante, e sua função não é bem conhecida. As moléculas de RNA são produzidas a partir de um molde de DNA. O DNA é uma fita dupla, sendo que apenas uma delas é usada para a transcrição do RNA.
Os aminoácidos transportados em cada RNAt unem-se entre si por meio de uma ligação química conhecida por ligação peptídica. O ribossomo, que catalisa esse processo, desloca-se então sobre o RNAm e o primeiro RNAt se desliga do conjunto ribossomo-RNAm, sendo que os aminoácidos permanecem ligados.
Como limpar panela de alumínio que ficou preta por dentro?
Quais são as desvantagens do empreendedorismo social?
Qual a relação entre Hegel e Marx?
É verdade que o leite e inflamatório?
O que acontece com a abelha após a picada?
Qual o valor do potássio normal?
Quanto tempo dura a tinta da caneta Bic?
Quem não faz Enade pode colar grau?
Como tomar Infectrin infantil?
Como fazer para aparecer o ícone da impressora?
Quais são as características da dor?
Pode hidratar o cabelo depois de fazer progressiva?
Como usar o inhame para a menopausa?
Quais fatores ameaçam a Grande Barreira de Corais?
Qual a finalidade da estrutura conceitual CPC 00?