Configuração e tipologias Os espaços públicos livres podem se definir como espaços de circulação (como a rua ou a praça), espaços de lazer e recreação (como uma praça ou parque urbano), de contemplação (como um jardim público) ou de preservação ou conservação (como um grande parque ou mesmo uma reserva ecológica).
O espaço público é considerado como aquele espaço que, dentro do território urbano tradicional (especialmente nas cidades capitalistas, onde a presença do privado é predominante), sendo de uso comum e posse colectiva, pertence ao poder público.
Ainda, existem os espaços públicos com restrição ao acesso e à circulação, nestes a presença é controlada e restrita a determinadas pessoas, como os edifícios públicos (Prefeituras, Fóruns, residências oficiais de governantes), instituições de ensino, hospitais, entre outros.
Os espaços públicos são os lugares administrados pelo governo e pertencem à população, são exemplos de espaços públicos: as praças, as ruas, os parques, as avenidas, as praias que existem em cidades litorâneas etc.
A mesma possui três parques urbanos públicos, a saber: o Parque José Rollemberg Leite, conhecido como Parque da Cidade, localizado na zona norte; o Parque Augusto Franco, popularmente conhecido como Sementeira e o Parque dos Cajueiros, ambos localizados na zona sul da cidade.
Um bom espaço público é aquele que reflete a diversidade e estimula a convivência entre as pessoas sem esforço, que cria as condições necessárias para a permanência, que convida as pessoas a estarem na rua.
São todos os ambientes abertos, como ruas, calçadas, praças, jardins ou parques e ambientes fechados, como bibliotecas públicas e museus públicos. Quando possuem uma identidade clara, quando são percebidos facilmente como tal, podem ser definidos como lugares.
OS ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO OS LUGARES ADMINISTRADOS PELO GOVERNO E PERTENCEM À POPULAÇÃO. EXEMPLOS: AS PRAÇAS, AS RUAS, OS PARQUES, AS AVENIDAS, AS PRAIAS QUE EXISTEM EM CIDADES LITORÂNEAS ETC.
A definição clara do limite entre os espaços públicos e privados, porém, perdeu-se em vários momentos ao longo da história. As cidades europeias medievais construíram-se através de uma constante apropriação da terra pública e da definição desordenada de ruas, normalmente estreitas e insalubres.
O espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse de todos. Entendendo-se a cidade como local de encontros e relações, o espaço público ...
Assim, não se confunde lugar público com espaço acessível ao público (ou aberto ao público). Exemplificando, os shopping centers e bancos são estabelecimentos comerciais privados, acessíveis ao público em determinado horário.
Planejar os espaços públicos de forma que incentivem a convivência e a permanência das pessoas é uma forma de investir também na segurança.
Como se separa a sílaba televisão?
Como recuperar o Visualizador de Fotos do Windows?
Como se escreve o nome vamos em inglês?
Como reparar porcelana quebrada?
Como reparar o Microsoft Teams?
Qual é o correto Terça-feiras ou Terças-feiras?
Como escrever televisão no plural?
Como se faz pra receber legalmente de uma pessoa que pegou dinheiro emprestado?
Como consertar um HD com erro de leitura?
Como remendar um furo no pneu?
Como provar o dano moral em audiência?
Tem como reparar arco Minecraft?
Como o técnico de Enfermagem deve se vestir?
Como aplicar verniz em madeira já envernizada?
Qual é a maneira mais fácil de se criar um sumário?