Configuração e tipologias Os espaços públicos livres podem se definir como espaços de circulação (como a rua ou a praça), espaços de lazer e recreação (como uma praça ou parque urbano), de contemplação (como um jardim público) ou de preservação ou conservação (como um grande parque ou mesmo uma reserva ecológica).
O espaço público é considerado como aquele espaço que, dentro do território urbano tradicional (especialmente nas cidades capitalistas, onde a presença do privado é predominante), sendo de uso comum e posse colectiva, pertence ao poder público.
Ainda, existem os espaços públicos com restrição ao acesso e à circulação, nestes a presença é controlada e restrita a determinadas pessoas, como os edifícios públicos (Prefeituras, Fóruns, residências oficiais de governantes), instituições de ensino, hospitais, entre outros.
Os espaços públicos são os lugares administrados pelo governo e pertencem à população, são exemplos de espaços públicos: as praças, as ruas, os parques, as avenidas, as praias que existem em cidades litorâneas etc.
A mesma possui três parques urbanos públicos, a saber: o Parque José Rollemberg Leite, conhecido como Parque da Cidade, localizado na zona norte; o Parque Augusto Franco, popularmente conhecido como Sementeira e o Parque dos Cajueiros, ambos localizados na zona sul da cidade.
Um bom espaço público é aquele que reflete a diversidade e estimula a convivência entre as pessoas sem esforço, que cria as condições necessárias para a permanência, que convida as pessoas a estarem na rua.
São todos os ambientes abertos, como ruas, calçadas, praças, jardins ou parques e ambientes fechados, como bibliotecas públicas e museus públicos. Quando possuem uma identidade clara, quando são percebidos facilmente como tal, podem ser definidos como lugares.
OS ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO OS LUGARES ADMINISTRADOS PELO GOVERNO E PERTENCEM À POPULAÇÃO. EXEMPLOS: AS PRAÇAS, AS RUAS, OS PARQUES, AS AVENIDAS, AS PRAIAS QUE EXISTEM EM CIDADES LITORÂNEAS ETC.
A definição clara do limite entre os espaços públicos e privados, porém, perdeu-se em vários momentos ao longo da história. As cidades europeias medievais construíram-se através de uma constante apropriação da terra pública e da definição desordenada de ruas, normalmente estreitas e insalubres.
O espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse de todos. Entendendo-se a cidade como local de encontros e relações, o espaço público ...
Assim, não se confunde lugar público com espaço acessível ao público (ou aberto ao público). Exemplificando, os shopping centers e bancos são estabelecimentos comerciais privados, acessíveis ao público em determinado horário.
Planejar os espaços públicos de forma que incentivem a convivência e a permanência das pessoas é uma forma de investir também na segurança.
Quanto tempo demora construir uma casa?
O que acontece se furar o útero?
O que significa a palavra crê em Deus?
O que é uma região metropolitana?
O que são 200 megas de internet?
Qual a diferença de traição e infidelidade?
Quando faz a união estável o companheiro perde a pensão?
Como o TENS promove analgesia?
Quanto ganha uma faxineira por dia 2021?
Quanto custava um botijão de gás em 2019?
Como são classificados os fluidos?
Qual a espessura de uma folha de cartolina?
Como o fascismo chegou ao fim?
Com quantos meses de gravidez a barriga fica dura?
Qual desempenadeira usar no reboco?
Qual é o banho que atrai dinheiro?
O que significa dizer que a replicação do DNA e Semiconservativa?