Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.
Além de prejuízos para a natureza, a erosão do solo traz diversos malefícios socioeconômicos para o ser humano, entre eles deslizamentos de terra, mortes, redução da biodiversidade, enchentes, redução da área de plantio, entre outros.
A erosão também pode trazer defensivos agrícolas e adubos até os corpos de água. Como consequência, isso pode provocar o desequilíbrio na fauna e flora desses ecossistemas. O processo provoca ainda o assoreamento dos rios e lagos. Assim, no período de chuvas, esses corpos-d'água extravasam, causando as enchentes.
Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares. ... Quando esses sedimentos se aglutinam, dão origem às rochas sedimentares.
Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
Principais agentes erosivos
A erosão é um processo físico que consiste na degradação, transporte do solo, pela água ou pelo vento. Este fenômeno que esculpe o relevo terrestre é chamado de erosão geológica ou normal. Quando o solo é “despido” de sua vegetação natural e submetido ao cultivo, fica exposto diretamente às forças erosivas.
A erosão do solo constitui, sem dúvida, a principal causa da degradação acelerada das terras. As enxurradas, provenientes das águas de chuva que não ficaram retidas sobre a superfície, ou não se infiltraram, transportam partículas de solo e nutrientes em suspensão.
Além disso, o solo não é um recurso renovável em curto prazo, pois, para a formação de 1 cm, são necessários cerca de 300 anos. Apesar de os Latossolos representarem a classe de solo mais abundante no Brasil, o fato de serem profundos não significa que medidas de contenção da erosão do solo possam ser descartadas.
Fatores que afetam a erosão do solo. Existem diversos fatores que afetam diretamente a erosão do solo na sua propriedade, eles são a erosividade, a erodibilidade, topografia, a cobertura do solo e uso de práticas agrícolas.
Alguns solos são mais susceptíveis à erosão do que outros, o que é chamado erodibilidade. De maneira geral, solos arenosos, embora apresentem alta permeabilidade, são mais susceptíveis à erosão, sendo considerados solos de alta erodibilidade, pois as partículas de areia são facilmente desagregadas pela chuva.
Para que serve o papel alumínio no forno?
Como é o nome do filho de Xand Avião?
Quanto pesa uma estrela cadente?
Onde fica salvo os mundos do Minecraft Bedrock?
Quais são as correntes que explicam o interesse de agir ou interesse processual?
Como se livrar de dívidas e sair do vermelho?
Quem é o jogador mais rico do mundo 2021?
Como provar um acidente de trânsito?
O que é sanitização na máquina de lavar?
Onde estão localizados as principais reservas de gás natural?
Quantos anos tem Curitiba 2022?
Quem deve pagar INSS patronal?
Como se fortalecer após Covid?