Os fármacos administrados por via intravenosa entram diretamente na circulação sistêmica. Entretanto, os fármacos aplicados por via intramuscular ou subcutânea (SC) devem atravessar uma ou mais membranas biológicas até alcançar a circulação sistêmica.
Na difusão simples, o fármaco difunde-se na membrana biológica a favor de um gradiente de concentração em virtude da sua solubilidade na bicamada lipídica. É o transporte utilizado pela maioria dos fármacos. Já o transporte mediado por proteínas carreadoras é utilizado por fármacos grandes e polares (hidrofílicos).
Na corrente sanguínea, os fármacos são transportados parte em solução como fármaco livre (sem ligação) e parte com ligação reversível a componentes sanguíneos (p. ex., proteínas plasmáticas e células sanguíneas).
Distribuição - é a passagem de um fármaco da corrente sangüínea para os tecidos. A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância.
A barreira epitelial, como a mucosa gastrintestinal ou túbulo renal, consiste numa camada de células estreitamente unidas umas às outras, de modo que as moléculas devem atravessar pelo menos duas membranas celulares (a interna e a externa) para passar de um lado para outro.
31 curiosidades que você vai gostar
- Barreiras epiteliais de pele, córnea e bexiga: Tendo células muito unidas, como na mucosa gastrointestinal, a única maneira do medicamento passar é via celular, por difusão de substâncias químicas apolares.
Quando comparada com a via oral, a via sublingual permite uma entrada mais rápida do fármaco no organismo. É ideal para a rápida absorção de pequenas doses, pois a região sublingual apresenta muitos vasos sanguíneos e uma mucosa pouco espessa, o que facilita o mecanismo.
Distribuição é a passagem que ocorre da corrente sanguínea para líquido intersticial e intracelular, essa passagem pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico-quimicas da substância, isso ocorre porque substâncias menos lipossolúveis têm mais dificuldade de atravessar as membranas biológicas, ...
Após a absorção do medicamento, ocorre a distribuição, que é a chegada do fármaco pela circulação até os tecidos, através de proteínas plasmáticas. Lembrando que, droga ligada não exerce efeito farmacológico. ... Esse processo visa a eliminação (excreção) do fármaco pelos rins (principalmente).
A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.
O segredo do remédio é que ele só entra em ação quando seu princípio ativo interage com moléculas do corpo chamadas de receptores. Como cada órgão tem receptores específicos, o medicamento só age quando seu princípio ativo encontra moléculas que se “encaixem” perfeitamente com sua fórmula química.
Na prática existem quatro (04) tipos de sistema de distribuição de medicamentos a saber: coletivo, individual, combinado e dose unitária.
A interação medicamentosa ocorre quando você faz o uso de mais de um medicamento. Também existem interações entre o medicamento e certos alimentos ou bebidas. Isso pode diminuir a eficácia dos seus medicamentos, aumentar os efeitos colaterais inesperados ou até mesmo a sua toxidade no organismo.
Os transportadores OATP são proteínas carreadoras de anions orgânicos que promovem o influxo de substratos endógenos e de substâncias xenobióticas através da membrana celular, contra um gradiente de concentração.
Transporte passivo – Difusão simples
É um transporte passivo. Moléculas de baixo peso molecular, ou lipofílicas, como os gases oxigênio (O2), nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2) e até mesmo as vitaminas lipossolúveis atravessam facilmente a bicamada lipídica, se dissolvendo na matriz lipídica.
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.
Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A depender das características físico-químicas de cada fármaco e da forma como interage com estruturas corpóreas este trajeto será facilitado ou dificultado.
A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.
Ligação. O grau de distribuição de um fármaco nos tecidos depende do grau de ligação às proteínas plasmáticas e aos tecidos. Na corrente sanguínea, os fármacos são transportados parte em solução como fármaco livre (sem ligação) e parte com ligação reversível a componentes sanguíneos (p.
É obtido através da razão entre a concentração de fármaco administrada intravenosamente (dose administrada - D) e a concentração de fármaco no sangue ou plasma (CP): Vd = D / CP. O volume de distribuição pode ser expresso como um simples volume ou como percentagem do peso corporal.
O volume de distribuição pode estar aumentado por insuficiência renal (devido a retenção de fluidos) e insuficiência hepática (devido ao fluido corporal alterado e ligação a proteínas plasmáticas). Desta maneira, também pode estar diminuído na desidratação.
1) Via Parenteral
A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito. Pode ser utilizada para pacientes inconscientes, não há probabilidade de interferência pelos alimentos ou sucos digestivos e o fármaco não passa pelo fígado.
A administração de medicamentos por via oral é a mais utilizada, segura e econômica, além de ser bastante confortável, sem apresentação de dor, por exemplo.
Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:Via oral. ... Vias de administração de medicamentos parenterais. ... Via sublingual. ... Via retal. ... Via ocular. ... Via otológica. ... Via cutânea. ... Via transdérmica.
Como criar uma pasta no dropbox?
Qual o chapéu de palha mais forte?
Qual a diferença entre sal e sal marinho?
Quanto tempo demora para a calopsita chocar?
Como se escreve 400 por extenso?
Qual a quantidade de comprimidos de levedo de cerveja tomar por dia?
O que quer dizer publicado ato publicado?
Como o Tatuzinho bola se protege?
Como descobrir ip gateway e dns?
Quais fatores de risco para KPC?
Qual o efeito colateral da furosemida?