A alergia ocorre quando o sistema imunológico confunde uma substância inofensiva com um invasor e, diante da exposição ao alérgeno, o organismo libera uma reação química que causa os sintomas.
As alergias são reações do sistema imunológico a algum tipo de substância, como pólen, ácaros ou pelos de animais, ou a algum alimento, que não causa reação na maioria das pessoas. Medicamentos, fatores ambientais como o calor e picadas de insetos são outros fatores que podem desencadear o problema.
A Alergia Alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos. O que é Reação Adversa a Alimentos? É qualquer reação indesejável que ocorre após ingestão de alimentos ou aditivos alimentares. Estas podem ser classificadas em reações tóxicas e não-tóxicas.
Começa, aí, um processo de defesa no qual os anticorpos se afixam neste invasor e despertam a produção de uma outra substância, chamada histamina – que é responsável pelos sintomas de cunho alérgico. Esta liberação não é feita de forma localizada, mas sim para o organismo como um todo.
Há várias hipóteses para explicar por que certas pessoas são alérgicas e outras não. - Hipótese genética – A tendência a ter reação alérgica seria definida já no processo de formação do corpo. Está provado que, se um dos pais for alérgico, a probabilidade de o filho também ser varia entre 20% e 30%.
A alergia na pele pode ter diversas causas, que incluem:
Processo alérgico . Antes de entendermos como ocorre o processo alérgico, é interessante entendermos que a imunoglobulina é uma proteína de grande importância ao organismo humano, pois é ela que inicia o processo de defesa contra a invasão de microorganismos e infecções.
Então, a Alergia é a reação antígeno-anticorpo, mas esta não é a causa imediata das manifestações, estas produzem-se pela liberação ou ativação de substâncias biológicas sumamente ativas.
Esses “combatentes” são chamados de imunoglobulinas E (IgE) e, de acordo com Miranda, prejudicam o próprio indivíduo: “O organismo encara o alérgeno como algo a ser vencido, mas acaba sendo prejudicado”, revela a alergista. Outro fato importante é que as alergias podem surgir em qualquer momento da vida, pouco importa a idade.
A alergia medicamentosa ocorre quando há envolvimento do sistema imunológico, que interpreta o medicamento como uma substância que causará algum dano ao corpo e o ataca. Na primeira vez que isso ocorre, um anticorpo específico é acionado. A partir da segunda exposição haverá uma manifestação clínica.
Como deixar a carne com sabor de churrasco?
O que significa o nome André na Bíblia?
O que significa T4 alto e TSH baixo?
O que acontece quando uma injeção pega o nervo?
Quantas toneladas pesa a maior escavadeira do mundo?
O que faz com que o sangue fique fino?
Qual a doença que dá no calcanhar?
Quais seriam as hipóteses de perda da estabilidade do servidor?
Qual o remédio caseiro para dor no tornozelo?
Qual é a religião dos chineses?
Quando os dias começam a ficar mais curtos no Brasil?
Como adquirir a posse de um terreno?
Como está o comércio no Brasil hoje?
Qual pomada anestésica posso usar na vagina?
Quais os níveis normais de Beta hCG?
Pode colocar pó de café nas plantas?
Como escreve aluno a ou aluno a?
O que faz o corpo acumular gordura?