A nomenclatura oficial das aminas é feita escrevendo-se a palavra “amina” como sufixo, e os prefixos são dados pelo grupo orgânico ligado ao nitrogênio. As aminas são compostos orgânicos provenientes da substituição de um ou mais hidrogênios da amônia (NH3) por grupos orgânicos.
As aminas são compostos orgânicos identificados pelo grupo funcional derivado da amônia (NH 3), em que há a troca de um, dois ou três hidrogênios ligados ao nitrogênio por cadeias carbônicas.
Uma forma de caracterizar as aminas primárias, secundárias e terciárias é conforme especificado abaixo: - Amina primária: possui apenas um de seus hidrogênios substituídos por um grupo alquila ou arila. - Amina secundária: possui dois de seus hidrogênios substituídos por dois grupos alquila ou arila.
Visto que o nitrogênio é um elemento eletronegativo, atraindo os elétrons com mais força, as moléculas das aminas são polares. Os átomos de nitrogênio e de hidrogênio de moléculas vizinhas costumam interagir por meio de ligações de hidrogênio.
As aminas são compostos orgânicos derivados da substituição de um ou mais átomos de hidrogênio do grupo amônia (NH3) por grupos orgânicos (simbolizados genericamente por “R”).
Características das Aminas No entanto, as aminas podem ser encontradas em três estados de agregação, sendo eles: Gases: aminas com 1 a 3 substituintes metil e a etilamina; Líquidas: da propilamina à dodecilamina; Sólidas: aminas com mais de 12 átomos de carbono.
Na nomenclatura de uma amida, utilizamos prefixo (do número de carbonos), infixo (tipo de ligação entre os carbonos) e o sufixo amida. As amidas cíclicas são chamadas de lactamas.
E por fim o sufixo, que é a palavra amina. Para o entendimento ficar mais fácil, observe os exemplos abaixo: Nesse exemplo, note que há dois átomos de carbono, sendo assim, o prefixo será “et”. Quanto as ligações entre os átomos de carbono, elas são simples, então, o infixo fica “an”, e o sufixo amina. Nesse caso, o nome da substância é etanamina.
Em relação as suas propriedades, as aminas apresentam caráter básico, sendo substâncias com polaridade intermediárias e as temperaturas de ebulição mais altas que dos alcanos e menores que a dos alcoóis, considerando mesmas massas moleculares.
Na natureza elas podem ser obtidas em alguns compostos extraídos de vegetais, como os alcaloides. Também são produzidas na decomposição de peixes e de cadáveres. As aminas podem ser produzidas em laboratório por três métodos principais: 1. Reações de haletos orgânicos (RX) com amônia (NH3):
Já as que apresentam de quatro a doze carbonos são líquidas em temperatura ambiente; De uma forma geral, as aminas apresentam ponto de fusão e de ebulição mais elevados apenas em relação a qualquer composto orgânico apolar. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como funciona a localização do Inner Circle?
Como desbloquear Pop-up de uma página?
Quem paga o atestado de 30 dias?
Qual a diferença entre tapioca granulada e hidratada?
Como conseguir emprego em outro país estando no Brasil?
Como começar a assistir anime?
Como encontrar trabalho na minha cidade?
Como hidratar frutas desidratadas?
Como achar alguém nas redes sociais só com o primeiro nome?
Qual o melhor site de busca de imóveis?
Onde procurar ajuda para dependentes químicos?
Como ser um empresário começando do zero?
O que leva uma mãe a abandonar um filho?