Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.000 a.C. Eles iniciaram o processo da escrita usando argila e a cunha (uma ferramenta de metal ou madeira dura, em forma de prisma).
Por volta de 600 a.C. os gregos absorvem a escrita fenícia, corrigindo sua maior falha, a falta de vogais, adicionadas por meio de sinais. Com isso, os gregos criavam aquilo que se tornaria o alfabeto utilizado atualmente na cultura ocidental.
Assim, por volta de 3000 a.C. surge a primeira forma de escrever - a escrita cuneiforme - a qual tem origem na antiga Mesopotâmia com os sumérios.
Existem dois principais tipos de escrita, a baseada em ideogramas, que representa conceitos, e a baseada em grafemas, que representam a percepção de sons ou grupos de sons; um tipo de escrita baseada em grafemas é a alfabética.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
Foram os povos sumérios, a escrita era chamada de cuneiforme. O que provavelmente a motivou, foi o desenvolvimento cultural e agrícola.
Com o passar do tempo à escrita cuneiforme foi se popularizando e acabou sendo adotada por outros povos, sendo assim houve uma época em que todos os estados da Mesopotâmia utilizavam este tipo de escrita para se comunicar, trabalhar e até mesmo gravar seus pensamentos. ...
Ferreiro e Teberosky (1999) acentuam que as crianças adquirem o conhecimento da escrita através do desenvolvimento cognitivo, onde o ambiente social torna-se importante para o desenvolvimento da escrita antes do inicio da alfabetização. A construção de diferenciação entre as letras é estimulada
O surgimento da escrita. Uma das principais consequências do surgimento das cidades e dos Estados foi a escrita, criada por volta de 3500 a.C. Com a escrita, o ser humano criou uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar.
Para as referidas autoras, se entendemos a aquisição da escrita como produção ativa, ela se constituirá como uma etapa estrutural do conhecimento (FERREIRO; TEBEROSKY, 1999, p.35). ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA INFANTIL
Como Emilia Ferreiro (2004) afirma que as fases da escrita de cada criança variam de uma criança para outra, a sala de aula observada na escola municipal Santa Rita de Cássia, com estudantes da educação infantil de faixa etária entre 4 e 5 anos apresentam níveis de escritas diferentes umas das outras, a metade das
Quem herda os bens de uma pessoa incapaz?
O que é capacidade ociosa exemplo?
Pode tomar banho com sabonete de outra pessoa?
Onde é feriado dia 8 de dezembro em Sergipe?
Qual é a matriz energética mundial?
Qual é o maior produtor de carne do Brasil?
Pode voltar a amamentar depois de parar?
O que é uma linha de transmissão de energia elétrica?
Quanto tempo vale o exame periódico?
Qual a importância de se padronizar unidades de medida?
Quanto custa a hora extra da empregada domestica?
Como adicionar uma conta IMAP no Outlook?
Quem ganhou a Bola de Ouro de 2008?
O que é o valor absoluto de um número?