Os graus tonais são, portanto, os que têm funcionalidade harmônica mais característica, pois, a partir deles, podemos determinar qualquer tonalidade. Sendo assim, os graus tonais são o I, que possui função tônica forte, o IV, com função subdominante forte e o V, que tem função dominante forte.
Os intervalos existentes entre a tônica de uma escala maior e as outras notas que a compõem, por exemplo, são considerados maiores ou justos. Em uma escala menor na forma harmônica, isso já não acontece. A tônica (I grau), a subdominante (IV grau) e a dominante (V) grau) de uma escala são chamados graus tonais.
Graus Modais têm a função de determinar o modo da escala, ou seja, se ela será uma escala maior ou menor. Os Graus Modais são o III, VI e o VII. Se compararmos duas escalas com a mesma tônica, estes graus irão diferenciar a escala maior da menor.
Depois do I grau, os graus mais importantes são : V (Dominante) e o IV (Subdominante), são eles os responsáveis em determinar a tonalidade, afirmam a afinidade entre o I grau e os demais. Deste modo, estes graus, IV e V são chamados de graus tonais.
Ré (1º grau), Mi (2º grau), Fá (3º grau), Sol (4º grau), Lá (5º grau), Si (6º grau), Dó (7º grau). Então, se alguém pedisse, digamos, o 3º grau de Ré, você saberia que se trata da nota Fá. Observe que estamos trabalhando dentro da escala de dó maior nesses exemplos todos.
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O quinto grau, DOMINANTE, é o grau mais importante depois da tônica. É o grau que “domina” os outros graus, tanto na melodia quanto na harmonia. O sétimo grau é chamado de SENSÍVEL quando está meio tom abaixo da tônica.
A diferença entre Tom e Semitom está justamente na distância entre as notas. Entenda que o Semitom é a menor distância entre duas notas, tanto para frente ou para trás. E o Tom é a soma de dois semitons. Ou seja, 1 Tom é a soma de 2 meios tons.
Tipos de intervalos musicais
Intervalo melódico: quando as notas são tocadas em sequência (e não juntas), como uma melodia qualquer. Intervalo harmônico: quando as notas são tocadas simultaneamente. ... Intervalo simples: quando o intervalo está inteiramente dentro de uma oitava.
Semitom – É o menor intervalo existente entre dois sons que o ouvido humano ocidental pode perceber e classificar. Tom – É o intervalo existente entre dois sons, formado por dois semitons. A escala diatônica é formada por 5 tons e 2 semitons e estes são chamados de NATURAIS.
De forma bem fácil, a escala menor natural é uma escala que possui os intervalos de 3ª, 6ª e 7ª menores em relação a escala maior. Para montar uma escala menor natural basta reduzir em meio tom a 3ª, 6ª e 7ª da escala maior de mesmo nome.
O que são escala maior e escala menor? ... Dessa maneira, segue-se o seguinte padrão para encontrar as notas da escala maior: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. Já a escala menor respeita o padrão: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom.
A chamada “escala menor” é formada a partir da seguinte sequência: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom… repetindo o ciclo.
Em sentido lato, música tonal é toda música que apresenta uma tonalidade definida, ou seja, uma hierarquia entre as notas, os tons, os acordes e os sons utilizados, girando em torno de uma principal. Assim, pode-se entender como tonal a música pentatônica, a música modal e mesmo a música ficta.
Música modal é música feita com o emprego dos modos. Esse tipo de música tem uma tonalidade e uma escala definidas, mas se diferencia da música tonal por não empregar as relações funcionais dessa música.
Função tônica: transmite uma sensação de repouso, estabilidade e finalização. Promove a ideia de conclusão. Função dominante: transmite uma sensação de instabilidade e tensão. ... Função subdominante: é o meio termo entre as duas funções anteriores.
“Assim como os graus da escala, intervalos são identificados por números. Esses números são determinados pela contagem das notas entre uma nota e outra” (SCHMELING, 2016, p. 70, grifos nossos). Por exemplo, o intervalo entre as notas Dó e Sol é chamado de intervalo de “quinta” (5ª).
SEMITOM OU MEIO TOM
O semitom pode ser natural quando estabelecido entre MI – FÁ, e SI – DÓ. Estruturas presentes em apenas três escalas maiores (dois em dó maior – dó ré mi fá sol lá si dó; um em fá maior – fá sol lá sib dó ré mi fá; um em sol maior – sol lá si dó ré mi fá# sol).
Dois semitons ou um tom.
Por exemplo:
Nesse caso um tom acima (duas casas a frente no violão). * Nesse caso seria distância, chamado de intervalo em música. ** O mesmo vale para notas tocadas individualmente. Lembrando que, no dia-a-dia musical, podemos nos referir a “Tom” como a distância entre duas notas ou como expliquei no acima.
Mi maior é, na música, a tonalidade que consiste na escala maior de mi, com as alturas mi, fá sustenido, sol sustenido, lá, si, dó sustenido, ré sustenido e mi. ... A sua tonalidade relativa é dó sustenido menor e a sua paralela mi menor.
A escala diatônica possui 8 graus, sendo o oitavo a repetição do primeiro. Vejamos: Os tons e semitons existentes na escala diatônica são chamados de naturais. Cada nota da escala tem uma função de acordo com os graus.
A tônica ou tónica , grau tonal, base, ou fundamental na teoria musical é um dos graus da escala musical, na música tonal e no modo maior da escala diatônica representa o primeiro grau, isto é, a primeira nota da escala ou do modo, localizado antes do grau supertônica.
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