1. Contato Direto - com a superfície corporal, com transferência do microrganismo entre o paciente infectado ou colonizado e o indivíduo suscetível. 2. Contato Indireto - através da transferência do microrganismo de um objeto contaminado ou ambiente para um indivíduo suscetível.
Para causar uma infecção, os micro-organismos devem entrar no organismo, mesmo que superficialmente, como na pele. A saber, o local em que eles entram é conhecido como porta de entrada. As principais portas de entrada são: Trato respiratório (boca e nariz), por exemplo, vírus influenza que causa a gripe.
Lembre-se de higienizar as mãos sempre que chegar em casa, antes de comer ou manusear alimentos e sempre que utilizar o banheiro. Esta é a forma mais eficaz de eliminar vírus e bactérias que podem ter sido adquiridos ao tocar em superfícies ou cumprimentar pessoas contaminadas.
As portas de entrada para os patógenos são as membranas mucosas, a pele e a deposição direta sob a pele ou as membranas (via parenteral). Muitas bactérias e vírus têm acesso ao corpo penetrando nas membranas mucosas que revestem os tratos respiratório, gastrintestinal, geniturinário e a conjuntiva ocular.
Indireta - transmissão do agente biológico por meio de veículos ou vetores. Exemplos: transmissão por meio de mãos, perfurocortantes, luvas, roupas, instrumentos, vetores, água, alimentos e superfícies; 3. Vias de entrada são tecidos ou órgãos por onde um agente penetra em um organismo, podendo ocasionar uma doença.
Como prevenir doenças: 4 dicas para se ter uma saúde melhor
Como prevenir a proliferação de germes e bactérias?
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
Microrganismos estão em todos os lugares: solo, ar, água, pedras, na superfície ou no interior de outros seres vivos (plantas, animais, humanos), ambientes com condições extremas de temperatura, pH, oxigenação, entre outros.
Porém, microrganismos também são profícuos produtores de substâncias químicas com grande aplicação na indústria farmacêutica, pois são usadas como fármacos ou como estruturas-modelo para o planejamento e desenvolvimento de fármacos.
Diversos microrganismos também causam doenças em alimentos, plantas e animais, levando a prejuízos significativos no agronegócio. Esses processos patológicos e de deterioração frequentemente estão relacionados a fatores de virulência microbianos, que podem incluir substâncias químicas conhecidas como micotoxinas.
O que fazer para substituir carboidratos?
Como imprimir documento do veículo SC?
Como substituir o plástico em casa?
Como conseguir Robux em grupos?
Pode substituir o fermento químico Por biológico?
Qual o lucro mensal de um hostel?
Como substituir nota fiscal de serviço SP?
Como atrair dinheiro rápido lei da atração?
Qual a diferença entre substituir e cancelar uma nota fiscal?
Como fazer uma imagem girar no Prezi?
Que remédio substitui o moduretic?
Como trocar ar condicionado de janela por Split?
Como substituir valores no LibreOffice?
Como imprimir CRLV 2021 de terceiros?
Como substituir a palavra traz?