Como se dá a revogação as doações?

Pergunta de David Monteiro de Carneiro em 31-05-2022
(55 votos)

A doação onerosa pode ser revogada por inexecução do encargo, se o donatário incorrer em mora; não havendo prazo para o cumprimento, o doador poderá notificar judicialmente o donatário, assinando-lhe prazo razoável para que cumpra a obrigação assumida (VENOSA, 2004, p. 129).

Quais as formas de revogação da doação?

Em regra, o contrato de doação é irrevogável, de forma que não pode ser resilido unilateralmente. O Código Civil, entretanto, prevê duas hipóteses excepcionais de revogação da doação: por inexecução do encargo ou por ingratidão do donatário, portanto, daquele que recebe o bem ou vantagem objeto da doação.


É possível revogar a doação?

O Código Civil (CC/02) traz, no entanto, a possibilidade de o doador revogar a doação por ingratidão do donatário (em relação a qualquer bem doado, não apenas imóveis). Trata-se de medida extrema, cabível apenas em casos excepcionais, em que reste comprovada a prática de atos graves pelo donatário em face do doador.

Tem como anular uma doação de imóvel?

A doação pode ser revogada e, em sendo, é instrumentada por escritura pública. A escritura pública é registrada na matrícula do imóvel doado. Não se cancela, portanto, nenhum ato anteriormente feito, mas apenas se registra, nas duas matrículas dos dois imóveis, objeto da doação, a escritura de revogação.

Qual o prazo para anular uma doação?

O prazo decadencial para anulação de negócio jurídico, quando a pretensão é do próprio contratante, é de quatro anos contados do dia em que ele foi celebrado, conforme expressamente dispõe o artigo 178, inciso II, do Código Civil. Esse é o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Releitura do Bona - Comparando as Lições 55 e 57. WhatsApp (44) 9 9708-4888.


28 curiosidades que você vai gostar

Quais as formas previstas no Código Civil para revogação da doação?

Inicialmente o Código Civil estabelece que a revogação pode ocorrer por ingratidão do donatário ou por inexecução do encargo. Aqui vale lembrar que a doação onerosa, modal ou com encargo é aquela gravada com algum ônus (art. 553, CC) que deve ser cumprido pelo donatário.

Quais as possibilidades e impossibilidades de revogação da doação?

6 DOAÇÕES QUE NÃO PODEM SER REVOGADAS

Conforme art. 564 do Código Civil, não se revogam doação por ingratidão quando: as doações forem puramente remuneratórias; oneradas com encargo já cumprido; que se fizer em cumprimento de obrigação natural ou ainda as feitas para determinada casamento.

Pode ser revogada a doação se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio culposo contra ele * 2 pontos verdadeira falsa?

Podem ser revogadas por ingratidão as doações: (I) se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio doloso contra ele; (II) se cometeu contra ele ofensa física; (III) se o injuriou gravemente ou o caluniou; (IV) se, podendo ministrá-los, recusou ao doador os alimentos de que este necessitava ...

Quem pode contestar uma doação?

Entretanto, havendo outros herdeiros (irmãos/cônjuge) que não tenham sido beneficiados de forma igualitária ou, até mesmo, que nada receberam, a doação poderá ser questionada perante o Poder Judiciário.

É correto afirmar que o direito de revogar doação por ingratidão do donatário Transmite-se em regra aos herdeiros do doador?

O direito de revogar a doação não se transmite aos herdeiros do doador, nem prejudica os do donatário, mas os herdeiros podem prosseguir na ação iniciada pelo doador, continuando-a contra os herdeiros do donatário, se este falecer depois de ajuizada a lide.

É possível revogar por ingratidão as doações puramente remuneratórias?

Não é possível revogar a doação, por ingratidão, se o donatário caluniou o doador.

Quais são as modalidades de doação que não estão sujeitas a revogação?

Algumas doações que não se revogam por ingratidão, doações estas previstas no artigo 564 do CC. A doação feita para determinado casamento não se revoga para não prejudicar o cônjuge inocente.

E causa de nulidade a doação realizada?

De acordo com o art. 549 do Código Civil, é nula a doação quanto à parte que exceder o limite de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento. Essa liberalidade, que prejudica a legítima ou reserva, quota dos herdeiros necessários, é denominada desde tempos remotos de doação inoficiosa.

O que diz o artigo 555 do Código Civil?

Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.

Qual o prazo para revogação da doação por inexecução do encargo?

Quando se tratar de revogação da doação por inexecução do encargo, o prazo será de 20 ou de 10 anos, a depender da normativa em vigor quando da mora do donatário (se na vigência do CC/1916 ou na vigência do CC/2002). É nesse sentido a jurisprudência do STJ: ADMINISTRATIVO.

O que diz o artigo 549?

Art. 549. Nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento.

Quando a doação é nula?

De acordo com o art. 549 do Código Civil, é nula a doação quanto à parte que exceder o limite de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento. Essa liberalidade, que prejudica a legítima ou reserva, quota dos herdeiros necessários, é denominada desde tempos remotos de doação inoficiosa.

O que é doação inoficiosa E o que ocorre quando ela é realizada?

A doação inoficiosa trata-se do ato de liberalidade pelo qual o doador dispõe de mais da metade de seu patrimônio, atingindo, portanto, a legítima dos herdeiros neces- sários. A parte que excede a que o doador poderia dispor em testa- mento é nula.

É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte?

O art. 548 do Código Civil estabelece ser nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.

Quais são as modalidades de doação?

ModalidadesDoação simples: o doador contempla o favorecido sem nenhuma imposição no contrato.Doação com encargo, modal ou onerosa: o receptor deve satisfazer certa obrigação contratual em benefício do doador ou de terceiros.Doação remuneratória: geralmente, é realizada como gratificação a uma prestação de serviço.

Quais são os tipos de doações que existe?

Tipos de doaçõesDoação Voluntária ou Espontânea: É feita por pessoas com objetivo de manter o estoque de sangue do Hemocentro. ... Doação de Reposição: É a doação para um determinado paciente que já recebeu ou deverá receber a transfusão. ... Doação Autóloga (auto doação): Realizada pelo paciente para o seu próprio uso.

Quais são as espécies de doação?

Espécies de doaçãoDoação meritória. Trata-se de doação realizada razão do merecimento do donatário. ... Doação de rendas. ... Doação remuneratória. ... Doação a nascituro. ... Doação propter nuptias. ... Doação de ascendente a descendente ou entre cônjuges. ... Doação Inoficiosa. ... Doação Conjuntiva (art.

O que é uma doação remuneratória?

Por sua vez, a doação remuneratória é uma doação por agradecimento, que é feita em retribuição a favor ou serviço prestado que não pode ser exigido judicialmente (pois se fosse, não seria doação remuneratória, e sim, pagamento), pois o doador não tem o dever jurídico de doar, porém, sente-se na obrigação moral de ...

Pode ser revogada por ingratidão a doação realizada com a finalidade de quitar uma dívida que já se encontrava prescrita?

Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.

Como reverter a ingratidão?

A ingratidão é uma atitude definida pela falta de reconhecimento do trabalho ou do esforço de outra pessoa.
...
2) Reconheça o valor de cada pessoaConheça os melhores benefícios de praticar a gratidão.Transforme o mundo e a sua vida com a mais pura gratidão.Cumpra o desafio da gratidão e sinta uma melhora na sua vida!



Outras questões

Quais foram os principais objetivos do sistema colonial europeu na América?

Qual é o substantivo de lábios?

Quanto tempo uma pessoa pode viver com leucemia?

Como escreve a palavra login?

Como ficou regionalizado o mundo no após a Segunda Guerra Mundial?

Como se escreve a meia noite?

Quando será o sorteio da Champions League 2021?

Como se escreve a palavra maiô de tomar banho?

Que horário e meia hora?

Como funciona o sistema de classificação de Lineu?

Como ficar linda com o uniforme escolar?

Qual a fração que representa um meio?

Como se escreve lápis de cor?

Como são feitas cenas de gravidade zero?

Como ficou o Pantanal hoje?

Como escreve juntos somos mais fortes?

Como fazer medicina em Portugal com a nota do Enem?

O que é uma pessoa infortúnio?

Como usar notas de outros anos no Sisu?

Como usar o verbo estar ou está?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com