A movimentação do ar se dá em função das suas diferentes temperaturas e "pesos", melhor dizendo, densidades. ... As massas e ar frio e ar quente estão em constante movimentação em função da pressão atmosférica, que dá continuidade aos movimentos e intensificação ou não da velocidade das massas de ar no planeta.
A circulação atmosférica é a movimentação do ar que ocorre pela diferença de temperatura e pressão. O ar mais frio é mais denso, tendendo a descer. O ar quente é menos denso, tendendo a subir.
Classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar. ... Os ventos verticais também se formam quando a camada de ar quente próxima ao solo sobe (por ser mais leve), substituída por outra fria, que desce.
Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico.
O vento é o movimento do ar em relação à superfície terrestre. Ele se deve à existência de gradientes de pressão atmosférica, e sua distribuição é representada pelas isóbaras (linhas com o mesmo valor de pressão atmosférica).
O mecanismo básico desse fenômeno opera da seguinte forma: o ar mais frio é mais pesado e costuma descer, o ar quente é mais leve e costuma subir, o que propicia a movimentação e formação dos ventos.
A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão atmosférica.
Pressão atmosférica Portanto: O movimento da atmosfera está relacionado diretamente com a distribuição da pressão atmosférica. - Existem outras forças atuantes, mas em geral a tendência inicial é do ar se mover para as regiões com pressões mais baixas. MEDIÇÃO DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA
A rotação do planeta faz com que, na Linha do Equador, os ventos soprem na horizontal, em linha reta. Entretanto, nos hemisférios Norte e Sul, essa movimentação ocorre de maneira diferente. No Hemisfério Norte, geralmente os ventos são forçados a soprar à direita, ocorrendo o oposto no Hemisfério Sul, isto é, à esquerda.
Além disso, a movimentação dos ventos transporta umidade para diferentes áreas do planeta, produzindo chuva. Entretanto, ventos muito fortes podem causar danos a plantas e árvores, que se desenvolvem com dificuldades em áreas de ventania excessiva.
Além disso, essas movimentações de ar também ocorrem das zonas de alta pressão atmosférica (onde há uma maior quantidade de ar acumulada) para as zonas de baixa pressão atmosférica.
Como agradar o algoritmo do Youtube?
O que é aparelho lipocavitação?
Quais esferas da saúde a Bioética deve ser utilizada?
Como alterar meu cadastro na Vivo?
Como funciona o aplicativo Magalu?
Como faço pra trocar de chip na TIM?
Quais padrões de Wi-Fi funcionam em 5Ghz?
Como saber Android 32 ou 64 bits?
Qual a função do aparador de pelo na sobrancelha?
Como mudar para o ruivo sem descolorir?
Como utilizar Mock-up no Corel?
Para que serve o app ZArchiver?
Como mudar minha conta do PagSeguro para vendedor?
Como mudar o canal do Wi-Fi no celular?
Como usar o anel inteligente NFC?