A desigualdade de gênero é um fenômeno social estudado pela sociologia que acontece quando ocorre discriminação e/ou preconceito com outra pessoa por conta de seu gênero (feminino ou masculino).
O que contribui para que haja discriminação de gênero nas relações trabalhistas é a escassez de normas protetivas voltadas para as mulheres, a ausência de fiscalização dessas normas e o fato de haver uma histórica cultura patriarcalista assentada na superioridade do gênero masculino no mercado laboral.
Sexismo ou discriminação de gênero é o preconceito ou discriminação baseada no gênero ou sexo de uma pessoa. O sexismo pode afetar qualquer gênero, mas é particularmente documentado como afetando mulheres e meninas.
Tipos de discriminaçãoPor raça: O etnocentrismo é a análise do mundo de acordo com os parâmetros de nossa própria cultura. ... Por orientação sexual: ... Por religião, ideologia, origem étnica: ... Por diversidade funcional (incapacitação): ... Por gênero: ... Por aparência:
Educação e formação das mulheresAssegurar a igualdade de acesso à educação.Eliminar o analfabetismo entre as mulheres.Aumentar o acesso das mulheres à formação profissional, à ciência e tecnologia e à educação permanente.Desenvolver uma educação e uma formação não discriminatórias.
38 curiosidades que você vai gostar
O primeiro passo para promover a igualdade de gênero é observar se no local de trabalho há uma equidade entre homens e mulheres, se os salários são iguais para os mesmos postos de trabalho, se há mulheres em cargos de confiança.
A educação de meninas e mulheres é a base de todos os outros esforços para acabar com a desigualdade de gênero. A educação permite às mulheres garantir empregos bem remunerados em tecnologia e outros setores desejáveis, bem como aumentar suas chances de acesso ao financiamento para iniciar seus próprios negócios.
Estas novas formas de expressão do preconceito e do racismo produzem na psicologia social várias teorizações. Temos as teorias do racismo moderno, do racismo simbólico, do racismo aversivo, do racismo ambivalente, do preconceito sutil e do racismo cordial, dentre outras.
A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.
Quanto cobrar por um sabonete artesanal?
O que é poder discricionário é vinculado?
Quais as principais dificuldades encontradas na doação e captação de órgãos?
Qual o corte mais macio do boi?
Qual é o significado de várias?
Quantos anos Itachi tinha quando matou seu clã?
O que fazer para aprender a gostar de ler?
O que é preciso para tirar passaporte?
Como funciona o sensor inteligente?
Quantos tipos de artigo científico existem?
Que tipo de empresa paga ICMS?
O que é bom para tirar gordura da cozinha?
Por que não devemos pintar as paredes e os tetos de nossas casas de cor escura?
Como abrir automaticamente PDF no Chrome?