Esta consolidação se dá por meio do Código de Ética de 1993 e da Lei de Regulamentação da Profissão, que data do mesmo ano. Ainda na década de 1990, tem-se a aprovação das novas Diretrizes Curriculares do Serviço Social, mais especificamente em 1996.
A materialização do Projeto ético-político, ocorre na dialética em que se processa a dimensão ético-política da profissão, na conjugação cognoscitiva e prática do profissional, que prescinde da dimensão teórico-metodológica e conhecimentos técnico-operativos para o exercício do trabalho.
A principal contribuição da pesquisa para o serviço social seria propiciar a construção de tipologias, de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das ciências sociais em princípios para o exercício da prática profissional.
O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.
Feedback da resposta: O projeto ético-político nasceu da ruptura com o conservadorismo profissional e tem como marco inicial o famoso Congresso da Virada, o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBASS), realizado em 1979, quando a mesa do congresso, que seria composta por membros da ditadura, passou a ser ...
O projeto prioriza uma nova relação sistemática com os usuários dos serviços oferecidos – compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, a publicitação dos recursos institucionais e sobretudo, abrir as decisões institucionais à participação dos usuários.
Os projetos profissionais [inclusive o projeto ético-político do Serviço Social] apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam os seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, institucionais e práticos) para o seu exercício, prescrevem ...
Resumo: A pesquisa em Serviço Social está intrínseca ao processo histórico da profissão em seu processo de formulação, prática e construção social e ideológica. Assim, atrelavam-se ao ethos dominante e com isso as práticas de pesquisa nada mais eram que uma forma de organizar e manter o status quo.
Existem vários tipos de pesquisa social: longitudinal, transversal e correlacional. Pesquisas de pesquisa social longitudinais e transversais são métodos observacionais, enquanto a pesquisa social correlacional é um método de pesquisa não experimental.
A partir de 1990, a relação entre o Serviço Social, familiares e usuários, possibilitaram a criação de novos projetos de intervenção, como por exemplo: atenção domiciliar, projetos de trabalho e moradia e atenção psicossocial.
O SERVIÇO SOCIAL E A INTERDISCIPLINARIDADE Fabiana Aparecida de Carvalho1 RESUMO Este artigo constitui-se da reflexão proposta pela mesa temática cujo foco constitui-se no diálogo entre a psicologia, pedagogia e o serviço social.
Nesse sentido, a apresentação do serviço social - de sua trajetória histórica, de algumas de suas potencialidades e limites, e ainda, seus e princípios orientadores hegemônicos - trata-se de um enorme desafio.
Como plantar legumes e verduras em vasos?
Qual a indicação do medicamento captopril?
Como fazer Horta a partir de sementes?
O que é cronica narrativa exemplo?
É possível subir na Torre Eiffel?
Quais os benefícios do Lavitan ômega 3?
Como tomar elixir de inhame em cápsula para engravidar?
O que é planejamento para que serve?
Como tirar mancha de tabaco da roupa?
Qual a clave que usamos para tocar flauta doce?
Como retirar a pele da semente de abóbora?
Como fazer para parar de tomar prednisona?