“Ao observarmos e imitarmos outros seres é Aprendizagem por observação, como exemplo, uma criança imita um cachorro ao vê-lo latir. A criança aprende que o ''latir'' é o som que o cachorro faz.”
A aprendizagem por observação foi estudada por Albert Bandura (1925-1998), que desenvolveu várias experiências para fundamentar a sua teoria. ... Isto significa que aprender com o que acontece aos outros é uma via de aprendizagem de grande número de comportamentos, atitudes e sentimentos sociais.
A totalidade do processo pelo qual um modelo expõe o comportamento (figuração) e o sujeito reproduz o comportamento (imitação) é chamada aprendizagem por observação (Baldwin, 1973). Este e um dos conceitos mais importantes da área de aprendizagem social.
OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE OBSERVAÇÃO – A aprendizagem de observação é governada por quatro mecanismos relacionados entre si: processos de atenção, de retenção, de produção e motivacionais e de incentivos.
A aprendizagem por modelagem também é chamada de aprendizagem vicária ou por observação. Basicamente, consiste em ensinar através do próprio comportamento. Esse aspecto não é próprio dos humanos, mas também pode ser observado em muitas espécies de seres vivos.
Pessoas aprendendo de outras pessoas e de suas vivências, basicamente. Atualmente, muito se discute sobre quais as melhores formas individuais para absorção de conhecimento. Pesquisas separam o aprendizado em três tipos: visual, auditivo e cinestésico.
A aprendizagem social traduz-se na capacidade de reproduzir um comportamento observado. Este tipo de aprendizagem distingue-se de outros tipos de aprendizagem por assentar na imitação e, portanto, no facto de que sem ela tais comportamentos dificilmente seriam apreendidos.
A teoria destaca o aprendizado por meio da observação. Bandura aponta que o estado mental interno daquele que está aprendendo desempenha um papel fundamental no processo de absorção de conhecimento. Assim, a aprendizagem social acontece a partir da interação entre a mente do aprendiz e o ambiente ao seu redor.
A teoria destaca o aprendizado por meio da observação. Bandura aponta que o estado mental interno daquele que está aprendendo desempenha um papel fundamental no processo de absorção de conhecimento. Assim, a aprendizagem social acontece a partir da interação entre a mente do aprendiz e o ambiente ao seu redor.
Os fenômenos de aprendizagem resultantes de experiências diretas podem ocorrer também, numa base vicariante, ou seja, através da observação dos comportamentos e experiências de outras pessoas e suas consequências. ... A teoria de Bandura reconhece a importância do pensamento no controle de nossos comportamentos.
A prática de observação pedagógica tem então o objetivo de mostrar ao licenciando que a escola é muito complexa, palco de diversas relações sociais nas quais se abrem um leque de problemas e possibilidades que precisam ser trabalhadas e superadas pelo professor. Dessa forma, Piconez (1991, p.27) argumenta que:
Dessa forma, busca-se neste relato abordar a maneira pela qual a prática de observação da escola e da prática docente contribui na formação inicial do professor de geografia, tendo como base um diálogo entre fundamentação teórica e as experiências vivenciadas pelos acadêmicos.
Aragão e Silva (2012, p.50) entendem que a “observação se constitui de uma ação fundamental para análise e compreensão das relações que os sujeitos sociais estabelecem entre si e com o meio em que vivem”.
Percebendo o ser humano na sociedade em que está inserido, se faz necessário uma maior observação de seu estado emocional. A definição de aprendizagem é difícil de ser realizada em razão da necessidade dela não se confundir com outros conceitos. Isso se deve ao fato de aprendizagem ser um conceito natural e não um conceito artificialmente criado.