O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia. É nesse processo que o paciente começa a identificar a doença e a expressar quais são os aspectos da sua vida que geram tanta insatisfação a ponto de ele tentar fantasiar outra realidade.
Em resumo, a pessoa que está mentindo pode fazer frequentes alusões a “eu não me lembro”, “eu esqueci (disso ou daquilo)” ou “eu tenho uma memória fraca”. É frequente que a pessoa que esteja contando uma mentira fique corrigindo o que está contando, de forma espontânea, ou seja, sem pressão externa.
Além do polígrafo - detector de mentiras que mede pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura do corpo e dilatação da pupila - Castilho diz que descobrir quando alguém está mentindo se baseia em analisar os sinais emitidos pelo corpo deste indivíduo, tarefa que uma pessoa comum é capaz de fazer, se souber no que deve prestar atenção.
Uma das formas para descobrirmos se a pessoa está falando uma verdade ou uma mentira é a coerência total de seu discurso. Se ela fala uma coisa no começo, outra no meio e outra ainda diferente no fim, é provável que algum ponto seja inverdade.
Quando uma pessoa está contando uma mentira, como ela tem que lidar com a contradição interna, com a falta de coerência, como tem que criar um novo cenário para a sua história e, ao mesmo tempo lembrar de detalhes que acabou de inventar, é natural que a fala desacelere e fique mais lenta que o normal.
Como ver a primeira mensagem do facebook?
O que é bom para aliviar a dor de artrite?
Quanto pesa a maior baleia do mundo?
Quais os tipos de coberturas para curativos em úlcera por pressão?
Como ativar o sistema por voz da google?
O que é embalagem primária e secundária de medicamentos?
Quais as diferenças entre responsabilidade social interna e externa?
Qual a medida da etiqueta escolar?
Quais são os tipos de Cardapios?
Quem mora de aluguel tem que pagar IPTU?
Como fazer stories no instagram?
Qual a diferença do sal grosso e sal fino?
Por nada ou de nada qual o correto?