Figueiredo e Machado (2000) orientam que para situar o diagnóstico em psicanálise, o profissional é levado a interrogar o estatuto do inconsciente em relação à realidade. A psicanálise indica que toda relação do sujeito com o mundo é mediada pela realidade psíquica.
O diagnóstico do psicanalista envolve a observação de como esta trajetória esteriotipada manifesta-se na relação transferencial. Ou seja, observa a posição do sujeito frente ao Outro, na relação transferencial, a partir da qual estrutura-se a dinâmica e conflitos do sujeito (Volnovich, 1991).
Por diagnóstico estrutural podemos por hora entender como um diagnóstico que se dá a partir da fala dirigida ao analista, logo, sob transferência, onde os fenômenos vão se orientar com referência ao analista como um operador e não como pessoa.
O diagnóstico diferencial nesta clínica perpassa pela ordem da relação com o objeto de estudo da psicanálise, na medida em que o trabalho com o inconsciente se dá por via da fala, que expressará a realidade psíquica do sujeito.
Para o pai da psicanálise o complexo de Édipo teria representação dupla: a castração simbólica e a natureza biológica. O filho é fruto de uma relação sexual, mesma tipo de relação proibida entre filhos e pais. Esse conceito de proibição de incesto origina a castração simbólica.
Os 3 principais requisitos para chegar a um diagnóstico correto são:
O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças. É a partir desta abordagem que o psicanalista visa entrar em contato com o subconsciente e oferecer ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos.
O objetivo do diagnóstico segundo VAN KOLCK (1984), é buscar uma compreensão efetiva e humana da pessoa por meio de uma descrição dinâmica, em que a etiologia do quadro também seja considerada.
O diagnóstico médico envolve três elementos básicos: anamnese, exame físico e investigação complementar e engloba dois aspectos da lógica: a análise e a síntese. O diagnóstico clínico é estabelecido com o interrogatório (história clínica) e observação do doente, sem recurso a outros exames.
O conceito de Estrutura por exemplo, dá a noção de uma disposição complexa e estável, que precisa das partes que a compõem para formar um todo. ...
A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico Sigmund Freud, que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.
O trabalho aborda o lugar do diagnóstico psiquiátrico e psicanalítico, além de apontar para a condução diagnóstica no campo da psiquiatria e da psicanálise de orientação freudo-lacaniana.
Embora possa ser um processo longo, a psicoterapia com psicanálise traz benefícios ao tratamento de várias condições de saúde, como depressão e ansiedade e ajuda a pessoa a viver melhor consigo mesmo e com os outros, independente da técnica utilizada.
Na psiquiatria aborda, a partir da história das sistematizações diagnósticas, os elementos presentes na constituição dos quadros psicopatológicos. No campo da psicanálise aponta a diferença dessa abordagem diagnóstica frente à psiquiatria, através de estudos de comentadores que se debruçaram sobre o tema na perspectiva Freudo-lacaniana.
Como converter vídeo de graça?
Qual a capital do império maia?
São considerados aminoácidos essenciais?
Qual o melhor horário para tomar o Almeida Prado 46?
Qual lema do Barão de Coubertin?
Como pesquisar um texto no Google?
Quais tipos de bactérias existem?
Quanto custa para colocar microchip em cachorro?
Para quem as primeiras escolas normais eram destinadas?
Quais são os 5 alimentos mais consumidos do mundo?
Qual é o objetivo da musculação?
O que é inconstitucionalidade material?
O que é cultura de massa ou Indústria Cultural?
O que é princípio da irrecorribilidade imediata das decisões interlocutórias?