Ou seja, a construção da identidade ocorre de forma gradativa no contexto relacional e, é considerada como um processo contínuo. É, assim, através da socialização que os indivíduos vão adquirindo novas maneiras de agir e pensar ativando a sua identidade pessoal e coletiva.
Resposta: As identidades dos indivíduos nas organizações são construídas a partir da interação humana, ao se compartilhar objetivos, regras e valores, entre outros, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sua satisfação e produtividade.
A formação da identidade recebe a influência de fatores intrapessoais “as capacidades inatas do indivíduo e as características adquiridas da personalidade”, de fatores interpessoais “identificações com outras pessoas” e de fatores culturais “valores sociais que uma pessoa está exposta tanto global quanto comunitários”.
No estado de Construção de identidade, o jovem faz suas escolhas e persegue metas profissionais ou ideológicas. Atra- vessou a crise e chegou ao comprometimento. No estado de Difusão de identidade, o adolescente não está em meio a uma crise, embora possa ter havido uma no passado, e não chegou a nenhum comprometimento.
Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
Identidade social é o sentimento de um indivíduo para enquadrar-se (pertencer) a um determinado grupo social (segmentos, categorias). Possuindo características e desejos semelhantes a outros indivíduos. Teoria formulada pelos psicólogos sociais Henri Tajfel e John Turner.
Os processos sociais implicados na formação e conservação da identidade são determinados pela estrutura social.
Assim, a identidade social é simultaneamente inclusão, pois só fazem parte do grupo aqueles que são iguais sob determinada perspetiva – e exclusão – visto que sob o mesmo ponto de vista são diferentes de outros. FIALHO, J. A construção da identidade social e profissional através da ação das redes de sociabilidade laboral 140
Posto isto, Dubar apresenta o conceito de identidade como sendo o resultado simultaneamente estável e provisório, individual e coletivo, subjetivo e objetivo, biográfico e estrutural dos diversos processos de socialização que simultaneamente constroem os indivíduos e definem as instituições (DUBAR,1997).
O nome é um marcador importante da identidade individual, e dar um nome é também importante do ponto de vista da identidade do grupo” (GIDDENS, 2008, p.694).
Qual é a definição de frequência cardíaca de repouso?
Como saber se o joelho está fora do lugar?
Qual é a definição de microeconomia?
Quando o homem pega candidíase?
Como podemos definir a arte indígena *?
O que o jejum intermitente pode causar?
Como saber se o fusível de cerâmica queimou?
Qual foi a natureza social da Revolução Mexicana?
Porque 220V gasta menos que 110?
Como saber se a peça é de qualidade?
Onde fica guardado o histórico do Google Chrome?
O que significa a palavra Arranha-céus?
Quanto tempo um furo de orelha demora para cicatrizar?
Como se escreve 88 em algarismo?