Para Hegel, a dialética é responsável pelo movimento em que: uma ideia sai de si própria (tese); para ser uma outra coisa (antítese); depois regressa à sua identidade, se tornando mais concreta (síntese).
Os três momentos da dialética hegeliana são: Tese, antítese e síntese. C) Tese: afirmação de um conteúdo; antíte- se: negação da tese; síntese: negação da negação ou uma nova afirmação.
Dialética é a união entre forma e conteúdo para a compreensão da realidade, evidenciando uma lógica unida a uma ontologia. ... Ele sistematiza o que chamamos de dialética justamente para evidenciar a lógica de Parmênides, que privilegia a unicidade e a univocidade do Ser.
Como idealista, Hegel estava profundamente ligado à teoria platônica das ideias. Por isso, ele ressuscitou a dialética platônica e aprimorou-a, formulando-a da seguinte maneira: a dialética consiste na contraposição entre uma tese e uma antítese (tese contrária), que formam uma síntese (conhecimento novo).
RESUMO: Em termos dialéticos, os três grandes princípios que regem o universo são conhecidos como identidade, diferença e coerência. Adotando-se o modelo hegeliano de dialética, entende-se que o princípio da identidade pode ser associado a tese, o da diferença como antítese e a coerência como síntese.
20 curiosidades que você vai gostar
Dialética é uma palavra com origem no termo em grego dialektiké e significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar. ... A dialética propõe um método de pensamento que é baseado nas contradições entre a unidade e multiplicidade; o singular e o universal; o movimento da imobilidade.
O propósito do método dialético é resolver os desacordos através de discussões racionais, e, em ultima análise, a busca pela verdade. A forma herdada de Sócrates para proceder tal discussão é mostrar que uma dada hipótese leva a contradições, então, forçar a retirada da hipótese como candidato a verdade.
Método dialético
síntese. Tese (A) é uma afirmação; antítese (B), é uma afirmação contrária, e síntese (C), como o nome indica, é o resultado da síntese entre as duas primeiras.
Hegel aponta que toda ideia – tesis – pode ser contestada através de uma ideia contrária, a antítese. Essa disputa entre a tesis e antítese seriam a dialética. Assim, o processo é regido por uma lógica dialética. ... Estas ideias seriam aproveitadas por filósofos posteriores como Karl Marx e Friedrich Engels.
O pensamento filosófico de Hegel é um sistema complexo de unidades no qual a mesma estrutura processa-se em áreas diferentes do conhecimento. Hegel, como um grande filósofo sistemático, aplica as mesmas categorias aos mais variados problemas. Sua dialética tríade domina sua forma de apresentar e superar os mesmos.
A dialética é a estrutura contraditória do real, que no seu movimento constitutivo passa por três fases: a tese, a antítese e a síntese. ... Ou seja, o movimento da realidade se explica pelo antagonismo entre o momento da tese e o da antítese, cuja contradição deve ser superada pela síntese.
O método materialista histórico-dialético caracteriza-se pelo movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, isto é, trata-se de descobrir (pelo movimento do pensamento) as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens em sociedade através da história.
A dialética materialista, portanto, extrai do conhecimento físico, por exemplo, a identificação de leis mais gerais de regência da matéria ou dos fenômenos; constituindo um patamar mais elevado de conhecimento: o patamar da sabedoria científica.
A dialética se processa em três momentos:Primeiro seria a Tese, que corresponde uma ideia, um pensamento.Segundo seria a Antítese – um pensamento diferente da tese, uma ideia contrária.
b) Duas fases, por isso o nome "dialética".
As três formas do espíritoo espírito subjetivo refere-se à alma, à consciência e à razão;o espírito objetivo refere-se ao direito, à moralidade e ao costume;o espírito absoluto refere-se à Arte, à Religião e à Filosofia, sendo, portanto, uma síntese do espírito subjetivo e do espírito objetivo.
A ideia fundamental de Hegel é a de que o objetivo da filosofia é o mesmo da religião, o absoluto em Deus. Enquanto a religião o apreende na forma da representação/imagem e sentimento, a filosofia o apreende na forma do conceito, compreendendo-o como unidade ou síntese do finito e do infinito.
Hegel definia a dialética como desenvolvimento do conceito a partir de si mesmo, num avanço constante que não consistia apenas na afirmação de relações de diferença, mas no entendimento do universal presente nas coisas, mais propriamente no seu vir-a-ser.
contribuição e originalidade de Hegel para a história do pensamento humano foi ter criado uma concepção dialética da realidade que supera as concepções antiga e medieval, pois a concebeu de forma triádica tendo como dimensões constitutivas a historicidade e a contradição.
AS TRÊS LEIS DA DIALÉTICALei da unidade e luta dos contrários: A dialética considera a contradição como inerente à realidade das coisas. ... Lei da passagem da quantidade à qualidade. ... Lei da negação da negação. ... Diferenças entre a lógica formal e a lógica dialética. ... Os limites da dialética. ... REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS.
COMO FAZER O MÉTODO DIALÉTICO
Em primeiro lugar, se define uma tese como sendo uma possível verdade. Depois, se define a antítese, que vai negar a tese. No embate entre a tese e a antítese surge a síntese. A síntese pode dar origem a outra tese e dar início a um novo ciclo.
Um modo de pensar que, ao privilegiar as contradições da realidade, permite que o sujeito se compreenda como agente e colaborador do processo de transformação constante através do qual todas as coisas existem.
Nele, a dialética socrática tinha como objetivo questionar as crenças habituais de seu interlocutor para posteriormente, assumir sua ignorância e buscar um conhecimento verdadeiro. O método socrático busca afastar a doxa (opinião) e alcançar a episteme (conhecimento).
A abordagem dialética é eminentemente processual, pois permite colocar o processo como os arranjos organizacionais são construídos sob o enfoque principal da análise. A teoria dialética “oferece uma explicação dos processos envolvidos na produção, a reprodução, e a destruição de formas organizacionais particulares”.
O exercício dialético nos permite compreender que o homem enquanto ser histórico na produção de uma vida material estabelece relações de negação com o mundo e com ele próprio, criando contradições e gerando conflitos nas relações que se tornam a base da organização de sua vida social.
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