Como se concretiza a servidão administrativa?

Pergunta de Denis Isaac Sousa Tavares em 03-06-2022
(58 votos)

A servidão administrativa, “como todo ônus real” só se efetiva com a inscrição no Registro de Imóveis competente, para conhecimento e validade erga omnes, o que é confirmado pelo art.

Como ocorre a servidão administrativa?

De acordo com o dispositivo legal citado acima, a servidão administrativa é criada da mesma forma que uma desapropriação, ou seja, por meio de um decreto que irá declarar a utilidade pública de um bem, para fins de sua instituição.


Como instituir servidão de passagem?

Para que se institua uma servidão de passagem, é necessário o acordo entre os donos dos dois imóveis, que deve ser por escrito e registrado na matrícula do imóvel que irá ceder a servidão, no Registro de Imóveis.

Pode haver servidão no Estado?

A instituição da servidão pode ocorrer de forma administrativa ou judicial. Na visão de CARVALHO FILHO, na forma administrativa o proprietário celebra acordo com o Poder Público após a expedição do decreto que vai especificar o imóvel, a necessidade de intervenção e a intervenção a ser feita.

O que é lei da servidão?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.

AGU Explica - Servidão Administrativa


32 curiosidades que você vai gostar

O que é servidão exemplo?

A servidão deve ser utilizada da forma mais adequada o possível e com civilidade, ou seja, não se pode, por exemplo, a pessoa titular do direito de tirar água do imóvel do vizinho, fazer com que este vizinho fique privado da água do imóvel ou que torne-a imprópria.

Para que serve uma servidão?

Já a servidão, conforme pode-se observar pelo artigo 1.378 do Código Civil, proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quem pode constituir servidão?

Como ato de alienação, só pode constituir servidão quem tiver poder de disposição, como o proprietário, o enfiteuta e o fiduciário.

O que é Estado de servidão?

substantivo feminino Estado do servo, condição da pessoa escrava; escravidão. Privação da independência ou da liberdade; sujeição, dependência. Condição de quem se sujeita, de quem se submete sem hesitar; submissão. ... Etimologia (origem da palavra servidão).

É possível o município constituir a servidão sobre um bem do Estado?

A União pode instituir servidão administrativa nos Estados e Municípios, mas a recíproca não é verdadeira. É a forma de intervenção na propriedade por meio da qual o Poder Público busca proteger bens móveis e imóveis que possuem valor cultural, histórico, artístico, científico, turístico e paisagístico.

Como constituir servidão?

A servidão proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Como funciona a servidão de passagem?

A servidão de passagem é um ato voluntário entre os proprietários, por meio do qual um dos imóveis adquire o direito de utilizar um caminho de acesso através do segundo imóvel, aumentando assim sua utilidade e que se constitui diante da liberdade dos proprietários em contratar.

Não é necessário o registro de servidão?

Impossibilidade de realizar averbação. Servidões administrativas ingressam no Registro de Imóveis via ato de Registro (é o que dispõe o artigo 167 da Lei nº 6015/73, bem como a própria natureza desse ônus, que é um direito real).

Quais são as características da servidão administrativa?

Características da Servidão Administrativa: são três as características da Servidão Administrativa, admitidas pelo nosso Direito Público: Ônus real; Incide sobre um bem particular; Finalidade de permitir a utilização pública.

Quais os elementos da servidão administrativa?

Entende-se por servidão administrativa como o “ônus real de uso, imposto pela Administração à propriedade particular, a fim de assegurar a realização e manutenção de obras e serviços públicos ou de utilidade pública, mediante indenização dos prejuízos efetivamente suportados pelo proprietário”.

Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

O que é a servidão predial?

A servidão predial, ou simplesmente servidão, é definida como o direito real sobre coisa imóvel, "constituído em favor de um prédio (o dominante), sobre outro prédio pertencente a dono diverso (o serviente)" 5.

O que é servidão na construção civil?

Podemos conceituar a Faixa de Servidão como uma faixa de terra que acompanha todo o percurso de um duto, linha de transmissão ou qualquer outro tipo de construção relacionada. ... É importante ressaltar, ainda, que a Faixa de Servidão ainda faz parte do terreno da propriedade, sendo de domínio do proprietário.

O que é servidão de terreno?

A servidão no direito civil consiste em um gravame real de um prédio sobre o outro, retirando o proprietário do imóvel dominante a utilidade para o seu bem do imóvel serviente. No caso dos autos, a instituição da servidão ocorreu em 1998, anterior a aquisição do terreno pelo Autor, em 2004.

Quem são os sujeitos da servidão?

Assim, no caso da servidão, o sujeito passível é pessoa que for proprietária do prédio serviente. Não é uma pessoa certa e identificada, mas sim qualquer membro da coletividade, que tenha, ou venha a ter, a propriedade do imóvel sobre o qual recai o direito real aludido.

Como se constitui um direito real de servidão?

SERVIDÃO: Conceito: Servidão é direito real sobre imóvel alheio que se constitui em proveito de um prédio, chamado de dominante, sobre outro, denominado serviente, pertencentes a proprietários diferentes.

Como pode ser constituída uma servidão predial?

A servidão pode ser constituída por ato de vontade, por destinação do proprietário, por decisão judicial e por usucapião.

Qual a diferença entre servidão e vizinhança?

A passagem forçada é direito de vizinhança, enquanto que a servidão é um direito real sobre coisa alheia.

Qual a diferença entre servidão e direito de vizinhança?

Os direitos de vizinhança são limitação ao domínio, implicando em direitos e deveres recíprocos; já as servidões são direitos reais sobre a coisa alheia, onde o prédio dominante possui prerrogativa sobre o prédio serviente, sem que a recíproca seja verdadeira.

Como fechar uma servidão?

Art. 1.384. A servidão pode ser removida, de um local para outro, pelo dono do prédio serviente e à sua custa, se em nada diminuir as vantagens do prédio dominante, ou pelo dono deste e à sua custa, se houver considerável incremento da utilidade e não prejudicar o prédio serviente.



Outras questões

O que leva a ter piolho?

Qual a margem de lucro de um livro?

Como fazer uma autorização para menor viajar com outra pessoa?

Qual o nome deve ser considerada uma evidência da evolução?

Quantas Maria existe?

Para que serve o Bond Aid do Pretinho do Poder?

Quem foi o homem que pregou em Atenas no Areópago?

Onde fica o painel de configurações rápidas?

Qual é a forma decimal de 1 9?

O que é limpeza terminal no centro cirúrgico?

O que é Csosn 900?

Como é trabalhar 24 por 24?

O que é capacidade de interrupção de corrente?

Para que serve o F7?

Quais são os eixos norteadores da Educação Infantil?

O que fazer para evitar derrame?

Como funciona a aprendizagem motora?

Como dividir para beber água?

Quando uma dívida vai para cartório o que acontece?

Como mimar a menina?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com