O que significa ECA na saúde?

Pergunta de Eduarda Júlia Costa Fonseca em 02-06-2022
(14 votos)

A fim de proteger o direito à vida e saúde, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê, expressamente , (A) sanção penal para pais que não providenciarem a vacinação obrigatória de crianças. (B) obrigação dos hospitais, públicos e privados, de manter alojamento conjunto para mãe e filho recém nascido.

O que o ECA fala sobre a saúde?

Art. 7.º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.


O que significa ECA e qual a sua função?

1. O que é o ECA? O Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que cria condições de exigibilidade para os direitos da criança e do adolescente, que estão definidos no artigo 227 da Constituição Federal.

Qual a importância do ECA para enfermagem?

A partir dos dados coletados percebeu-se que se o ECA for reconhecido por todos os profissionais de enfermagem como instrumento mediador das suas intervenções para com crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica nas suas necessidades, proporcionará um grande avanço para um cuidado mais humanizado e digno ...

Quais são os crimes previstos no ECA?

Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

Estatuto da Criança e do Adolescente (Direitos à Saúde) - Profa. Juliana Mello


38 curiosidades que você vai gostar

Quais os crimes contra menores?

Os crimes em espécie estão previstos nos artigos 228 a 244-B do ECA. Ali, são tipificadas condutas de diferentes graus de potencial ofensivo, com destaque para crimes graves, como o envolvimento em cena de sexo explícito, o tráfico internacional de menores e a prostituição.

Quais são os 5 direitos fundamentais do ECA?

Direitos fundamentais garantidos pelo ECADo Direito à Vida e à Saúde.Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade.Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária.Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.

Qual a importância do ECA para a sociedade e profissionais de saúde?

É o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos protegidos pela lei. A importância do ECA deriva exatamente disso: reafirmar a proteção de pessoas que vivem em períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social. Portanto, veio para colocar a Constituição em prática.

Qual a atuação do enfermeiro diante do ECA?

O enfermeiro desempenha fundamental papel na equipe de saúde da família e pode promover ações interdisciplinares que integrem família, escola, e comunidade, despertando no adolescente o interesse de ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades e atitudes, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e ...

Qual a contribuição da enfermagem frente ao cuidado oferecido na infância?

O cuidado de enfermeiras a crianças menores de cinco anos na ESF envolve ações em saúde direta- mente relacionadas à assistência, como a realização de exame físico, coleta de material para exames e imunização, e outras que dizem respeito ao aleita- mento materno, alimentação infantil e orientações acerca da prevenção ...

Qual a importância do ECA para a educação infantil?

O ECA foi criado pela Lei 8.069, sancionada em 13 de julho de 1990, e se tornou um marco legislativo no país. O texto garante direitos a crianças e adolescentes, que passam a ter acesso à cidadania e proteção social.

Qual a importância do ECA para a educação?

O ECA constitui-se importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas, como também orienta todo o sistema educa- cional. É um instrumento que, também, garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social.

Como foi pensado o direito à saúde no ECA?

De acordo com o ECA, a vida e a saúde são direitos fundamentais. Para isso, estabelece diversas formas de garantia desses direitos, que começam desde o acompanhamento da gestação, por meio das consultas de pré-natal, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto ainda prevê acolhimento no parto e no pós-parto.

O que diz o artigo 129 do ECA?

"Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável: (...) II - Inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos; (...) IV - Encaminhamento a cursos ou programas de orientação;" (artigo 129, II e IV do Estatuto da Criança e Adolescente) "; 3.

O que o ECA determina sobre educação saúde e trabalho?

A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho …” “Art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade.”

Qual é a atuação do enfermeiro frente ao trauma infantil?

O papel enfermeiro, diante dos traumas em crianças, é de extrema importância, não somente no tratamento de lesões físicas, mas com extensão para as questões emocionais, sociais e familiares que permeiam todo o processo de cuidados.

Qual o papel do enfermeiro durante o processo de avaliação na fase da infância?

Através da análise dos dados percebe-se que a enfermagem exerce um papel primordial na avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil, pois pelo fato de acompanhar todas as modificações da criança, é possível identificar precocemente algumas alterações inadequadas e assim intervir, evitando consequências ...

Qual o papel do enfermeiro auxiliar nos casos de abusos?

Nesse sentido, é fundamental que o enfermeiro e os auxiliares de enfermagem não desenvolvam preconceitos sobre a situação, ou julgamentos morais, agindo sempre com ética, principalmente em situações de atos de violência infantil, que têm causas diversas.

Como surgiu o ECA no Brasil e qual a sua importância?

O Estatuto foi criado logo após a promulgação da Constituição de 1988 para regulamentar o artigo 227 da Constituição Federal (CF), que garantia às crianças e adolescentes os direitos fundamentais de sobrevivência, desenvolvimento pessoal, social, integridade física, psicológica e moral, além de protegê-los de forma ...

Quais são os principais direitos e deveres do ECA?

Dessa forma, podemos entender que, a partir da promulgação do ECA, as crianças e os adolescentes brasileiros tiveram, legalmente, os seus direitos fundamentais assegurados que são: liberdade, respeito, dignidade, saúde, educação, cultura, convivência familiar e comunitária, lazer e proteção.

Que avanços o ECA trouxe para nosso país?

Entre os avanços importantes conquistados pelo ECA, estão: A redução histórica da mortalidade infantil, fazendo com que 827 mil vidas fossem salvas de 1996 a 2017. Os avanços no acesso à educação. Em 1990, quase 20% das crianças de 7 a 14 anos (idade obrigatória na época) estavam fora da escola.

Quais são os direitos fundamentais?

Quais são os direitos fundamentais

5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).”

É crime conversar com menor?

Segundo o artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime aliciar ou assediar uma criança, por qualquer meio de comunicação, com o fim de com ela praticar ato libidinoso. A conduta pode levar a pena de um a três anos de prisão e multa.

O que o ECA coloca como obrigação dos hospitais e demais estabelecimentos de atenção em relação a gestantes?

(B) obrigação dos hospitais, públicos e privados, de manter alojamento conjunto para mãe e filho recém nascido. ... Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe ."

Quais são os grandes objetivos do ECA?

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), regulamentado pela Lei Federal nº 8.069/1990, é o principal marco legal e regulatório dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Já em seu artigo 1º, o ECA define-se como uma lei que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.



Outras questões

Como se escreve o nome Isaque na Bíblia?

Como tratar Ictio em Kinguio?

Tem alguém lá no céu que faz aniversário hoje?

Como ocorre a neutropenia?

Como é que escreve a palavra caracol?

Quais são os tipos de câncer causados pelo cigarro?

Como podemos dividir o relevo?

O que fazer quando se leva uma pancada na cabeça?

Quem tem angina tem pressão alta?

Como sair do corpo espiritualmente?

Por que a empresa deve trabalhar a empatia com seus funcionários?

Como tratar pallet para móveis?

Como posso saber se meu cabelo está hidratado?

Como tratar otomicose?

Como acessar um roteador através da internet?

Como tratar papiloma vírus em cães?

Quais palavras posso usar para substituir a palavra que?

Como ganhar no Monetizze?

Como melhorar o condicionamento físico para pedalar?

Como saber qual é a promessa de Deus na minha vida?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com