As glândulas exócrinas são classificadas quanto ao modo de liberação de sua secreção em merócrinas, apócrinas e holócrinas. As merócrinas são aquelas cuja secreção é liberada para a superfície livre através de vesículas, recobertas por membrana, pelo processo de exocitose, não resultando em perda de citoplasma.
As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas. Nas glândulas merócrinas, como o pâncreas e a glândula sudorípara, a secreção é liberada por exocitose, sem perda de outro material celular.
Exemplos de glândulas exócrinas: salivares, sebáceas, sudoríparas, mamárias e lacrimais.
As glândulas exócrinas desempenham diversas funções. Incluem as glândulas sudoríparas que segregam o suor, as glândulas sebáceas que segregam gordura, as salivares, as biliares, o pâncreas que segrega enzimas digestivas, as glândulas mamárias, as glândulas mucosas e muitas outras.
A secreção é eliminada na superfície do epitélio de revestimento que a originou. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas, sebáceas, salivares, gástricas, intestinais, entre outras. São glândulas que não possuem ductos ou canais para transporte de substâncias. Não entram em contato com o epitélio do qual se originaram.
Parte endócrina: secreta o hormônio testosterona. Essas eliminam exclusivamente a secreção. Não ocorre perda da célula secretora da glândula. Exemplos: glândulas lacrimais, salivares e sudoríparas. A célula inteira se destaca da glândula, desintegrando-se ao levar consigo o produto de secreção acumulado.
Para fins didáticos, as glândulas são classificadas de acordo com várias características que facilitam a discussão e refletem suas características morfofuncionais. Seguindo este raciocínio, as glândulas são classificadas, de forma geral, de acordo com os seguintes critérios: quanto ao número de células e quanto à presença ou não de ducto.
Já as glândulas mucosas produzem uma secreção espessa e viscosa, o muco, que forma uma camada protetora sobre os órgãos ocos que se comunicam com o exterior do corpo. As células das unidades secretoras estão cheias de mucinogênio, que é precursor do muco, que pode ser fracamente corado com a hematoxilina-eosina (H.E.).
Como capturar tela de outro celular?
Como tirar as notificações da tela de bloqueio?
Como vai funcionar o Encceja 2021?
O que fazer quando a mãe é superprotetora?
Como fazer máscara de café para tirar espinhas?
Como se livrar de uma dívida de banco?
Quais são as principais regras do jogo de dama?
O que é bom para matar maria fedida?
Quem pode instalar cerca elétrica?
Como se brinca Tá Pronto seu Lobo?
O que passar no colo para tirar rugas?
Como identificar lucro ou prejuízo?
Qual a altura certa do pedal de embreagem?
Quais os sintomas de uma infecção no útero?
Como faço para saber se uma empresa tem alvará de funcionamento?
Como saber se a empresa tem algum processo?