As fibras colágenas do ligamento periodontal podem ser divididas nos seguintes grupos principais:
Os três tipos de fibras do sistema elástico, ou seja, oxitalânica, elaunínica e elástica, são constituintes normais da matriz extracelular do tecido conjuntivo da gengiva humana.
Existem dois tipos de gengiva que são claramente reconhecíveis, e são conhecidos como gengiva marginal, que é móvel e gengiva fixa.
Há dois tipos de cemento: cemento celular e cemento acelular. O tipo acelular apresenta coloração clara, é amorfo e não é formado por cementoblastos aprisionados na matriz, como ocorre durante a formação do cemento celular. As fibras que se inserem pelo cemento são as fibras de Sharpey.
Tipos de fibras gengivais
São formadas por microfibrilas de fibrilina que são secretadas por fibroblastos existentes no meio extra-celular e que se dispõem paralelamente entre si. Posteriormente a elastina presente no meio extra celular, vai aderindo-se as microfibrilas formando assim as fibras elaunínicas.
O ligamento periodontal é uma estrutura de tecido conjuntivo que sustenta o dente no alvéolo. O principal constituinte desta estrutura são as fibras de colagénio, denominadas fibras de Sharpey, divididas em grupos, de acordo com a sua orientação e inserção.
Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.
Muitas das fibras do tecido conjuntivo gengival são compostas de colágeno. O volume de colágeno é tipo I, a forma mais abundante de colágeno no corpo humano. A unidade estrutural do colágeno tipo I são tipicamente fibrilas estriadas com características padrões que se repetem a cada 64 nm.
A gengiva é composta pelos tecidos epitelial e conjuntivo, formando uma faixa de mucosa mastigatória em torno dos dentes decíduos e permanentes. É limitada na sua superfície vestibular pela linha mucogengival, que a separa da mucosa alveolar.
A gengiva pode ser dividida topograficamente em: a) gengiva marginal ou livre, b) gengiva aderida ou inserida. A gengiva marginal ou gengiva livre é aquela que circunda o colo dos dentes com cerca de 0,5 a 2 mm de altura.
Quando saudável, a gengiva é representada por características clínicas específicas, como coloração rosa-pálida, superfície corrugada (aspecto de casca de laranja) e consistência firme, estando fortemente aderida ao periósteo subjacente.
Qual o clima que o escorpião gosta?
Como comprovar endereço rural?
O que é o tratamento plasmaferese?
Quais foram os feriado antecipado em São Paulo?
Porque não pode dar paracetamol para cachorro?
Qual o remédio caseiro para caroço?
Quem matou Goku em Dragon Ball Super?
Qual o CID mais grave da depressão?
O que é impacto ambiental positivo e negativo?
Quais são os distúrbios da fala?
Quais os tipos de processos existentes em uma empresa?
Quais são os cinco principais instrumentos de medição elétrica?
Como é o cérebro de quem tem depressão?
Quais são as características do poder familiar?