Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que. Mais, menos, menor, maior, pior, melhor, seguidas de que ou do que.
São divididas em cinco tipos:
As conjunções subordinativas servem como meio de ligação das orações, estabelecendo uma relação de dependência sintática entre elas. São termos invariáveis cuja principal função é unir uma oração principal (independente) a uma outra de nível sintático inferior para que exista um sentido completo.
O como conformativo inicia uma «oração que exprime um fato em conformidade com outro expreso na oração principal» (idem, pág. 327). Reconheça-se, contudo, que a diferença é, por vezes, difícil de detectar em certos contextos, dada a proximidade destes dois valores de como.
As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc. Ex: Tudo ocorreu como estava previsto. - comparativas: são aquelas que expressam uma comparação com um dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do que, etc.
Conjunções subordinativas comparativas (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto) quanto, como, assim como, bem como, como se. Iniciam uma oração que indica comparação. Nesse instante, Pedro se levantou como setivesse levado uma chicotada.
Conjunção é uma das classes de palavras da língua portuguesa, sendo essencial para a riqueza gramatical existente no português. É caracterizada como uma classe complexa, pelo fato de possuir diversas funções, assim como acontece com as preposições e os advérbios.
- Conjunções coordenativas Ligam termos que exercem a mesma função sintática, ou orações independentes (coordenadas). As conjunções coordenativas subdividem-se em: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. Apresentamos a seguir as principais conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas de cada tipo:
Como exemplo de conjunções alternativas temos o “ou”. Dependendo do contexto, temos também as conjunções alternativas “já”, “bem”, “talvez”, “ora”, entre outras. Elas podem ou não aparecer repetidas entre os termos que ligam. Vamos resolver isso ou não nos encontramos mais. Ora ficava interessado, ora ficava disperso.
Quais os pontos essenciais para o marketing pessoal?
Quem é o Procurador do Estado de São Paulo?
Como fazer uma anotação no Word?
Quanto tempo de jogo tem God of War 4?
Quais eram as propostas políticas dos jacobinos?
Quem são os personagens de GTA 5?
O que é vacina tetravalente gripe?
Qual o país que tem as melhores novelas do mundo?
O que aconteceu após a queda do Império Romano?
O que não vestir no aeroporto?