O termo popa é derivado de PUPPIS. Os lados do navio são os “bordos” e o de boreste é mais importante que o de bombordo.
Para quem está a bordo, voltado para a proa da embarcação, boreste ou estibordo é o lado direito do navio. Nele, desde tempos imemoriais, o controle e a direção do navio eram feitos por uma estaca de madeira em forma de remo, chamada pelos navegantes gregos de “Staurus” e pelos ingleses de “steor”.
“Estar a bordo” é estar por dentro da borda de um navio. “Abordar” é chegar à borda para entrar. O termo é mais usado no sentido de entrar a bordo pela força: abordagem. Mas, em realidade, é o ato de chegar a bordo de um navio, para nele entrar. “Pela borda” tem significado oposto. Jogar, lançar pela borda.
A parte dianteira do navio se chama proa. Quem está a bordo, de frente para a proa e de costas para a popa, está “a vante”. Vante significa o movimento de navegar adiante, para frente. Quem estiver na parte de trás do navio (popa) estará “a ré”, que significa o movimento de manobrar o navio para trás.
O objetivo deste artigo é familiarizar os profissionais marítimos sobre os termos mais utilizados para definir as partes do navio. O artigo é interessante para todos os profissionais, pois ajuda a relembrar alguns termos que ficaram esquecidos com o tempo.
Pode trazer fatos novos na apelação?
O que é preciso para ter Netflix?
Qual o prazo para pagar um boleto vencido?
Quais são os tipos de excreção?
O que fazer quando seu celular não quer carregar Motorola?
Como ver o histórico do Roblox?
Quanto tempo dura a faculdade de assistente social?
Quais são as principais causas da degradação do meio ambiente?
Como atualizar dados de uma tabela SQL?
Quando GeForce Now chega ao Brasil?
O que diz a habilidade ef15lp01?
Quais são os Cavaleiros de Ouro?
Qual a influência da textura na capacidade de campo do solo?