bejú
A tapioca na verdade é um bejú. O bejú, também conhecido como beiju ou biju, nada mais é do que um derivado da mandioca, feito através da fécula, amido extraído da raiz, também chamado de polvilho doce ou goma, dependendo da região do Brasil.
Beiju – Wikipédia, a enciclopédia livre.
O prato selecionado hoje é a tapioca, muito consumida na região nordeste do brasil, com forte presença no litoral.
A ideia da tapioca, como a conhecemos hoje, veio da cidade de Olinda, onde se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca (goma) extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação portuguesa da Casa de Farinha em Itamaracá.
Para simplificar, tapioca é nome do prato final que parece uma panqueca. Ele é feito na frigideira utilizando a goma de mandioca, também chamada goma de tapioca. ... Para produzir essa goma que utilizamos para preparar a tapioca, utiliza-se a fécula da mandioca hidratada com água – e em alguns casos sal.
Ainda, se transformou posteriormente na base da alimentação dos escravos no Brasil. Tudo isso serviu para transformar a tapioca, hoje, num dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o Norte e Nordeste.
De acordo com o Dicionário Ilustrado TupiGuarani, a tapioca, mais conhecida como beiju, é uma iguaria brasileira, de origem tupi-guarani, originária do Nordeste. Feita com a fécula da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce.
Do tupi mbe'yu (bolo de farinha de mandioca).
De doces às salgadas, a tapioca acerta com inúmeros recheios, desde os mais tradicionais, como o coco e o queijo, aos mais sofisticados, como kiwi e carne seca. Isso se dá porque a massa que envolve o recheio é neutra – sem cheiro, sabor ou acidez – aceitando qualquer tipo de combinação.
A tapioca é uma iguaria de origem indígena, cujo nome é derivado de tipi'óka, que significa coágulo, nome dado ao amido que dá origem ao alimento. Ela é feita da goma da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira; que é colhida, descascada, ralada e espremida. O caldo extraído é colocado em repouso.
Produzida sob o sistema da agricultura de subsistência, a mandioca era a base da alimentação no Brasil pré-colonial. Pouco após os primeiros anos do descobrimento, os colonizadores portugueses na Capitania de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão.
A presença da tapioca no Rio virou até música, de Chico Buarque, chamada Carioca. Esse texto seria publicado de qualquer maneira neste 1° de março, dia em que o Rio de Janeiro completa 451 anos — feliz coincidência, portanto.
Na cidade de Olinda, se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca (goma) extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação da Casa de Farinha em Itamaracá. A tapioca logo se espalhou pelos demais povos indígenas, como os cariris no Ceará e os jês, na Amazônia oriental.
Pouco após os primeiros anos do descobrimento, os colonizadores portugueses na Capitania de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão. Na cidade de Olinda, se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca (goma) extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação da Casa de Farinha em Itamaracá.
Qual a idade mínima para entrar na Polícia Militar RJ?
Qual o melhor horário para pegar um bronze?
Por que o aço 1020 não têmpera?
Quanto custa para uma empresa um funcionário?
Quando reconhecer um passivo diferido?
Como identificar o Contra-argumento?
Qual o melhor antiinflamatório caseiro?
O que é o positivismo no Brasil?
Por que o servidor público tem estabilidade no serviço público?
Como alterar a voz de um áudio?
O que é uma cicatriz hipertrófica?
Para que serve o diclofenaco sódico e potássico?
Como fazer um ensaio segundo as normas da ABNT?
Quais as duas ideias centrais da teoria evolucionista proposta por Darwin?