Existem dois tipos de leme: Leme axial: que consiste num plano vertical, preso ao casco da embarcação na zona da popa, alinhado com a quilha.
...
Leme náuticocana (manopla de comando)cachola (onde se fixa os sistema de governo, cana, etc.)madre.porta (parte imersa, que age sobre o fluxo da água)
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.
Leme – é a pá que fica abaixo da linha da água que possibilita dar direção ao barco. Roda do leme – é o volante da embarcação que dá a direção para o leme; Quilha ou Patilhão – é o estabilizador central que permite prevenir o abatimento do barco.
A quilha e o leme ficam na parte de baixo do barco. A quilha percorre todo o comprimento do barco, na parte mais profunda e central do casco. Ela tem a importante função de impedir que o barco tombe para os lados. O leme fica preso à parte traseira do casco e é usado para determinar o rumo da navegação.
A parte frontal, por exemplo, é chamada de proa. As laterais são chamadas de estibordo (lado direito) e boreste (lado esquerdo). Já a traseira da embarcação leva o nome de popa. A popa é a parte traseira de uma embarcação.
31 curiosidades que você vai gostar
A proa ou vante é em náutica a parte da frente de uma embarcação. Nos veleiros era comum representarem uma figura - humana ou mitológica - para proteger o navio.
(1) Parte dianteira da fuselagem; (2) parte dianteira de uma aeronave, míssel, foguete ou nave espacial, que no avião recebe o nome específico de nariz; (3) direção na qual o eixo longitudinal do avião está alinhado, geralmente expressa em graus a partir do norte (verdadeiro, magnético, da bússola ou da grade) medidos ...
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco. ... usavam uma roda de leme em madeira. Os veleiros actuais utilizam mais frequentemente o metal (alumínio) e mesmo o kevlar, por questões de leveza.
Leme náutico
Leme axial: que consiste num plano vertical, preso ao casco da embarcação na zona da popa, alinhado com a quilha. Nas embarcações com mais de um leme, estes estão alinhados com o eixo proa-popa.
Leme para um dos bordo: Estando o leme carregado para um dos bordos e o navio parado, quando se der máquinas adiante, a corrente de descarga do hélice incidirá sobre a porta do leme, com uma força bem maior que a da pressão lateral das pás, e a proa guinará para o bordo em que foi carregado o leme.
O leme, também situado na parte traseira, ajuda a determinar a direção em que o navio avança. Quando o navio está parado, uma âncora pesada de metal é jogada na água, para impedi-lo de sair do lugar.
1 Náut Peça longa de madeira ou coluna de metal, de seção circular, que se estende da popa à proa da embarcação, acima do convés, para manter as velas ao vento ou suster antenas e instalação de radar.
1 Aer. Leme, ger. na parte posterior do avião, que determina a direção horizontal do voo.
Na época, a verba destinada ao departamento de futebol foi recorde e o jornal "A Gazeta Esportiva" passou a tratar o time como o "Timão do Corinthians", e assim nasceu o apelido que acompanha o clube até hoje.
O timão, ou leme, simboliza responsabilidade, supremacia e prudência.
Alguns barcos têm espaço para uma pessoa a mais, o timoneiro. O timoneiro fica na extremidade do barco, voltado para os remadores. Sua função é orientar o movimento. Quando não há timoneiro, um dos remadores direciona o barco usando um leme controlado com o pé.
Proa - A frente do navio. Comparar com ré. Chamadade "fwd" em navios de cruzeiro.
Comandar as situações contrárias e chegar até o destino desejado.
21 - É passível de ocorrer à apreensão da embarcação quando: (A) Estiver em péssimo estado de conservação. (B) For utilizada comercialmente. (C) Todas as demais opções.
O “Comandante” é a maior autoridade a bordo. O “Imediato” é o “Oficial executivo do navio”; é o substituto eventual do Comandante: seu substituto imediato. A “Gente de bordo” se compõe de “Comandante e Tripulação (Oficiais e Guarnição)”.
Barlavento: lado do barco que recebe o vento. Sotavento: lado do barco que solta o vento.
[1]: Vento que sopra numa direção oposta àquela em que o objeto está se movendo em relação à superfície da terra. [2]: Vento que sopra aproximadamente paralelo à linha de voo de uma aeronave, o que retarda a velocidade dela em relação ao solo.
Proa Bússola (PB) – é o valor angular existente a partir do NB, no sentido horário, até a direção do eixo longitudinal da aeronave. Exemplos: 1) Num voo de A para B, onde o valor do RV obtido foi de 090º e a Dmg é 15ºW, qual seria o RM? 2) O RV de X a Y é 280º e a Dmg é 20ºE.
Quem tem direito ao 14º salário?
Como saber a potência em watts?
Como faço para baixar o currículo Lattes?
Quais profissionais podem assinar art?
O que não pode faltar em uma recepção?
Como se divide herança entre irmãos?
O que consiste o desenvolvimento de uma dissertação escolar?
Pode tomar paracetamol e vitamina C?
Como se resolve uma inequação?
Quais são as principais drogas utilizadas no Brasil?
Qual a recompensa de Smoothie?
O que significa alma para Aristóteles?
Porque a camada de gelo funciona?
Como avisar a Vivo que a conta foi paga?
Qual a origem do aperto de mão?