A união de dois monossacarídeos acontece através de uma ligação glicosídica. Esta ligação covalente é formada com a perda de um átomo de hidrogênio de um dos monossacarídeos e a saída de um radical hidroxila do outro.
Polissacarídeos. Uma longa cadeia de monossacarídeos, unida por ligações glicosídicas, é conhecida como polissacarídeo (poli- = “vários”). A cadeia pode ser ramificada ou não ramificada e pode conter diferentes tipos de monossacarídeos.
Popularmente conhecida como açúcar comum ou açúcar de mesa, a sacarose é um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e uma de frutose, unidas entre si por uma ligação glicosídica.
Dissacarídeos são carboidratos criados quando dois monossacarídeos são unidos. A criação de um dissacarídeo envolve a união de dois monossacarídeos que passam por um processo no qual uma molécula de água é removida como parte da união.
Em química, a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool, que pode ser outro carboidrato.
Os principais polissacarídeos digeríveis são a amilose, a amilopectina e a maltodextrina. Os principais não digeríveis são a celulose, a pectina, os frutoligossacarídeos e a hemiceluilose.
Os monossacarídeos são uma das categorias de divisão dos carboidratos. Esses compostos são, portanto, carboidratos simples que podem facilmente se ligar aos glicídeos. Quando todas essas estruturas simples se juntam, acontece a formação de um polissacarídeo.
Trissacarídeos: carboidratos formados pela junção de três monossacarídeos, por exemplo a rafinose (glicose + frutose + galactose); Polissacarídeos: carboidratos formados inúmeros monossacarídeos em uma longa cadeia polimérica, como por exemplo amido, quitina e celulose.
Os três dissacarídeos mais conhecidos são: sacarose, maltose e lactose. Ao serem consumidos, o organismo quebra a ligação glicosídica dos dissacarídeos e libera seus monômeros, que são absorvidos e utilizados como fonte de energia.
São classificados de acordo com o número de carbonos presentes na cadeia, por exemplo, triose (3C), tetrose (4C), pentose (5C) e hexose (6C). Oligossacarídeos: são os carboidratos de cadeia intermediária, formados pela ligação de pelo menos dois monossacarídeos iguais ou diferentes.
Como separar as sílabas da palavra terremoto?
Como identificar um carbono alfa?
O que é o processo de envelhecimento?
Porque transmitir em corrente contínua?
O que significa a palavra própria?
Qual é a classificação da palavra prateleira?
Como saber o conceito de um texto?
Como fazer para recuperar E-mail e senha do Orkut?
O que é Palavra-passe ID Apple?
Como recuperar MBR do HD Windows 10?