Dialetos: são as variedades encontradas na língua dentro de uma região ou território. Ao analisarmos essas diferenças, fatores como a idade dos falantes, o sexo, classes ou grupos sociais e a própria evolução histórica da língua devem ser considerados.
As variações desse tipo chamam-se dialetos, que são as formas de expressão na oratória adotadas por uma comunidade falante do mesmo idioma. O campo de estudo sobre as variações desse tipo abrangem os socioletos, que são as formas de falar em comum a um grupo social.
Tipos e exemplos de variações linguísticas
Variação linguística regional (diatópica) As variações diatópicas, também chamadas de variações regionais ou geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência.
O tamanho do território brasileiro e o isolamento geográfico de algumas regiões contribuem para que haja jeitos tão diferentes de falar o português Brasil afora. Além desses fatores, o passar do tempo e a influência de imigrantes, desde a época da colonização, também moldaram os sotaques brasileiros.
Como fazer uma aula criativa de história?
Como programar a televisão para desligar sozinha Philco?
Como faço para assistir Netflix no PC?
Como conectar o controle do Xbox One no PC via Bluetooth?
Como usar o cortador de cabelo da Mondial?
Como compartilhar Jamboard no meet com os alunos?
Como aplicar Bolfo em galinhas?
Como acabar com a preguiça do filho?
Qual a melhor maneira de lidar com as pessoas sanguínea?
Qual a temperatura ideal da geladeira da Coca-cola?
Como memorizar rápido o conteúdo para concurso?
Como recuperar ECD anterior na ECD 2020?
Como recuperar mensagens apagadas do bloco de notas?