2) O que é conhecimento discursivo? ... Chamamos conhecimento discursivo o conhecimento mediato, isto é, aquele que se da por meio de conceitos. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de ideias, juízos e raciocínios que levam a determinda conclusão.
Conhecimento discursivo
Para compreender o mundo, a razão supera as informações concretas e imediatas recebidas por intuição e organiza-as em conceitos ou ideias gerais que, devidamente articulados pelo encadeamento de juízos e raciocínios, levam à demonstração e a conclusões.
Este tipo de pensamento é expresso pela linguagem e moldado por ela (Wallon, 1945/1989). Possibilita o uso da linguagem de forma livre de circunstâncias ou atos, utilizando-a para evocar o ausente, expressar idéias, conhecimento, estabelecendo um encadeamento de imagens, recordações, conceitos.
O conhecimento discursivo trata-se do conhecimento adquirido por meio do uso da razão, onde por meio da razão pode-se chegar a verdade plena. Esse é o tipo de conhecimento em que os filósofos pregavam onde por meio do discurso racional, eles propagavam as suas ideias.
O conhecimento intuitivo tem como principais características em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.
44 curiosidades que você vai gostar
Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.
Que se obtém por intuição: conhecimento intuitivo. ... [Filosofia] Que estabelece uma compreensão (conhecimento), de modo direto e instantâneo, sem a utilização de deduções ou classificações caracterizadas por conceitos. Etimologia (origem da palavra intuitivo).
Ele se persuadiu de que o único conhecimento digno de valor é aquele que se adquire por si mesmo. Seu ceticismo ativo é uma tentativa de crítica radical dos costumes, dos saberes e das instituições da época. Com isto, a contribuição de Montaigne é fundamental na constituição do pensamento moderno.
De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.
2) O que é conhecimento discursivo? Dê exemplos diferentes dos já citados. ... Chamamos conhecimento discursivo o conhecimento mediato, isto é, aquele que se da por meio de conceitos. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de ideias, juízos e raciocínios que levam a determinda conclusão.
O método indutivo é uma forma de raciocínio que parte da observação. Somente a partir dessa análise é possível desenvolver uma teoria, na qual serão apresentadas premissas com o intuito de chegar a conclusões que podem ou não serem verdadeiras.
O que é o conhecimento filosófico:
Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. O conhecimento filosófico surgiu a partir do abandono da mitologia como forma de explicar a realidade.
O conhecimento é o conjunto de informações que o indivíduo adquire por meio da sua experiência, aprendizagem, crenças, valores e insights sobre algo no decorrer da sua trajetória. ... O conhecimento é o principal fator de influência nas decisões, atitudes, comportamentos e perspectiva.
O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.
Tendo-se uma visão mais aprofundada da filosofia de Montaigne (1533 – 1592), percebe-se que seu interesse é voltado para o estudo do eu, não como substância espiritual, mas como caráter, centro unitário das mais variadas experiências humanas.
O sentido da ética em Montaigne, além de aproximar corpo e mente, pode ser interpretado em dois movimentos: do real para o ideal, do indivíduo para o Eu . No primeiro movimento, encontra-se a idéia de excesso, de arabesco ou de “grutesco” da imagem (Coelho, 2001, p.
- Sua obra é marcada, principalmente, pelo ceticismo e humanismo. - Presença do estoicismo, principalmente em sua fase inicial. - Colocou-se totalmente contrário às injustiças (políticas e sociais), à violência, à crueldade e à corrupção. - Abordou profundamente a questão da consciência humana.
A intuição consiste num único ato do espírito, ou seja, por meio dessa obtém-se um conhecimento imediato que vai diretamente ao objeto, tratando-se, portanto, de um método direto. ... Em suma, trata-se de um método indireto pelo qual se atinge um conhecimento mediato.
O intuitivo tem uma evidência, não precisa demonstrar que tais ideias são verdadeiras. A própria mente percebe o acordo ou o desacordo de ideias. É um conhecimento, um pensamento mais imediato. Enquanto o conhecimento demonstrativo precisa de uma mediação, é uma relação de ideias que não é evidente, é mediado.
A Partir da intuição a mente tem o primeiro contato com a realidade, mas a percepção, a representação, da coisa intuída só se dá pelo entendimento. O conhecimento intuitivo é apreendido pelo entendimento, onde se encontra as categorias de espaço e tempo [2].
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
As fontes de conhecimento externo dizem respeito a clientes, concorrentes, fornecedores, governo, universidades, laboratórios externos, etc., que se relacionam com a empresa em um processo de troca de conhecimento mútuo (CHESBROUGH, 2012a; CHESBROUGH, 2012b; PARIDA; WESTERBERG; FRISHAMMAR, 2012; SILVA; DACORSO, 2013a; ...
O racionalismo é uma teoria filosófica que se baseia na afirmação de que a razão é a fonte do conhecimento humano. O empirismo é uma teoria filosófica baseada na ideia de que a experiência é a fonte do conhecimento. Acreditam em intuição. ... O conhecimento é baseado no uso da razão e da lógica.
A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.
O conhecimento surge a partir da necessidade do homem em compreender a realidade. É resultado da interação com o meio em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito.
O que precisa para vender no Instagram?
Como instalar o Word grátis no notebook?
Como faço pra trancar o curso na UFRN?
Quais os fatores que influenciam nas mudanças do ecossistema?
Pode trocar etiqueta da roupa?
Como resetar um controle remoto?
Como abrir um Bacen contra o banco?
Como as imagens podem ser lidas?
Como resetar a bateria da BIOS?
Como usar o programa PowerPoint?
Como resetar a senha de Administrador do Windows 7 8 10?
Estou com um caroço duro na testa?
Quais são as causas do endividamento?
Como jogar de dois no Minecraft de PS4?
O que fazer quando esquecer a senha do tablet Multilaser?
Como saber o tamanho do bebê pelo tamanho do fêmur?